quinta-feira, 16 de abril de 2015

Duas ou três coisas que eu sei dela...



1. Os atletas do Desporto Escolar de Orientação da Escola Básica Júlio-Saul Dias e o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, irão organizar no próximo sábado, dia 18 de abril de 2015, o Vila do Conde City Race 2015. Integrado no circuito Portugal City Race 2015, o evento irá contar com duas etapas: De manhã, uma prova urbana de Distância Média - Vila do Conde City Race -, com partida e chegada junto à Nau Quinhentista, levando os participantes à descoberta dos mesmos espaços percorridos pelos navegadores de 1500. De tarde, o Ori’Vila do Conde, um Super-Sprint desafiante, prometendo muita diversão num percurso curto mas com uma enorme variedade de pontos de controlo. Ainda da parte da manhã, a partir das 10h00, terá lugar a 3ª etapa da Taça de Portugal de Orientação Adaptada 2015, com um percurso desenhado a pensar nas pessoas portadoras de Deficiência Intelectual. É o toque de inclusão num evento com muito de bom para oferecer. Saiba mais em http://gd4caminhos.com/events/vila-conde-city-race.


2. Albergaria dos Doze, no concelho de Pombal, acolhe nos próximos dias 18 e 19 de abril a 15ª edição do Ori BTT NADA. Com duas etapas pontuáveis para a Taça de Portugal de Orientação em BTT 2015 e para a Liga Espanhola, o evento integra ainda o Campeonato Ibérico Feminino, estando em disputa os títulos de Distância Longa no sábado, dia 18 de abril, e de Distância Média no dia seguinte. Organizado pelo NADA – Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze, Câmara Municipal de Pombal, Junta de Freguesia de Albergaria dos Doze e Federação Portuguesa de Orientação, o evento conta com o bom número de 153 atletas inscritos até ao momento, distribuídos por 14 escalões de competição e um escalão Aberto. Refira-se ainda que são em número de dez as pretendentes aos títulos ibéricos, cinco das quais portuguesas e as restantes espanholas. Para mais informações, consulte a página do evento em http://clubenada.blogspot.pt/2015/01/xv-ori-btt-nada-campeonato-iberico.html.


3. Com epicentro na Herdade do Barrocal, em S. Pedro da Gafanhoeira (Arraiolos), teve lugar no passado domingo a 3ª edição da Estafeta da Primavera e a 2ª etapa do Circuito Ori-Alentejo 2015. Etapa de Distância Média da parte da manhã e prova de Estafeta da parte da tarde, tal foi o programa proposto pelo GafanhOri e que atraiu praticamente duas centenas de participantes às paragens alentejanas. Começando pela etapa da manhã, Rafael Miguel (Ori-Estarreja) e Emilia Silveira (CN Alvito) foram os vencedores do escalão Difícil, em ambos os casos por margem confortável. Já no tocante à prova de Estafeta, o GafanhOri venceu no sector masculino, com Tiago Aires e Manuel Horta a imporem-se a Rafael Miguel e Bruno Nazário (Ori-Estarreja) por margem dilatada. Filipa Rodrigues e Carolina Caroço ofereceram à ADFA uma vitória na Estafeta feminina igualmente retumbante, deixando o GafanhOri, com Assunção Almeida e Rita Rodrigues, à distância de 20 minutos. Informações e resultados completos em http://orialentejo.wix.com/orialentejo#!2-etapa--12042015/cvay.


4. Concluída a jornada do passado fim de semana, é já possível consultar os rankings actualizados referentes à Taça de Portugal de Orientação de Precisão Invacare 2015 e à Taça de Portugal de Orientação Adaptada 2015. No tocante à Orientação de Precisão, não se verificaram mexidas significativas no topo das tabelas. Na Classe Paralímpica, Júlio Guerra (DAHP) conserva a liderança, mas viu o seu colega de equipa Ricardo Pinto aproximar-se, estando agora a uma distância de 80 pontos, mas com uma etapa a menos. Na Classe Aberta, Luís Gonçalves (CPOC) e Inês Domingues (COC) mantêm por esta ordem as duas primeiras posições, cifrando-se a diferença entre ambos em pouco mais de seis pontos. Já quanto à Taça de Portugal de Orientação Adaptada 2015, Raquel Cerqueira (Clube Gaia) reforçou a liderança do ranking feminino, ao repetir a vitória da ronda inaugural, disputada em Miramar. No sector masculino, Domingos Oliveira (Clube Gaia) é agora o novo líder, tendo atrás de si, à distância de três escassos pontos, o seu colega de equipa João Encarnação. Tudo para conferir em http://www.orioasis.pt/oasis/rankings.php.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: