quarta-feira, 8 de abril de 2015

Corridas de Aventura: Taça de Portugal arranca em Santa Margarida



Marcada por alguma indefinição, a temporada 2015 de Corridas de Aventura parece ter, finalmente, encontrado o seu rumo. Com a ajuda de Jorge Baltazar espreitamos um pouco daquilo que a Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2015 nos reserva e cujo arranque está agendado já para o próximo sábado, no Campo Militar de Santa Margarida.


No próximo dia 11 de Abril, o COA - Clube de Orientação e Aventura, em parceria com a “BrigMec” (Brigada Mecanizada) e com os apoios das Câmaras Municipais de Constância e de Abrantes e da Federação Portuguesa de Orientação, leva a efeito o IV Raid de Aventura do COA [AQUI]. Etapa de abertura da Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2015, a prova decorrerá no Campo Militar de Santa Margarida, repartindo as atenções entre a BTT, técnicas de transposição e Orientação Pedestre e procurando retirar o melhor partido dos diversos recursos naturais que o território tem para oferecer.

Para Jorge Baltazar, coordenador nacional desta disciplina, a vontade de pôr em marcha uma nova edição da Taça de Portugal de Corridas de Aventura era algo que “já existia na mente de alguns responsáveis de clube e de equipas, mas foi necessária a intervenção de José Oliveira e do COA para alertar e marcar uma reunião na qual os interessados em organizar provas em quase todas as datas disponíveis acabaram por surgir”.


Que Taça de Portugal em 2015?

Referindo-se à edição da presente temporada, o Coordenador Nacional espera “uma Taça que seja de transição para uma fase de maior estabilidade.” E acrescenta: “Gostaríamos de implantar um modelo com mais provas de um dia apenas, mas o facto de haver cinco eventos, dos quais dois são realizados longe dos centros urbanos mais populosos (Algarve e Idanha-a-Nova) e outros dois são provas Ibéricas, faz com que só a primeira prova seja de um dia.” Jorge Baltazar refere ainda que “os escalões foram reduzidos para dois (Aventura e Promoção) e as organizações são encorajadas a incluir nas suas provas um escalão jovem, mas que nesta época será facultativo”.

Refletindo um pouco sobre o actual momento das Corridas de Aventura, Jorge Baltazar imputa à tão propalada crise o grosso das culpas: “Julgamos que os motivos da redução do número de equipas e praticantes são múltiplos e complexos, mas estamos no ciclo da crise e este parece ser o principal fator. Alguns dos mais dedicados organizadores e competidores afastaram-se, apareceram novos eventos de resistência de longa duração que decorrem em espaços naturais, requerem menor logística e são praticados individualmente e também são em número reduzido os clubes que dedicam a necessária atenção e recursos à divulgação, promoção, formação de praticantes e organização de eventos nas disciplinas menos praticadas – Corridas de Aventura, Orientação em BTT e Orientação de Precisão -, precisamente aquelas que conferem à Orientação o seu carácter ecléctico”, observa.


Futuro promissor, mas…

Crença num amanhã mais risonho, é isso que parece animar Jorge Baltazar quando instado a projectar o futuro desta disciplina: “Aqueles que se afastaram não o fizeram por esta ser uma prática desportiva desinteressante ou nefasta. E isso dá-nos esperança e alento para podermos pensar num futuro promissor”, diz. E a terminar: “As Corridas de Aventura serão aquilo que os interessados (atuais e antigos praticantes) nela investirem. Há clubes apostados em promover os quadros competitivos que garantam a existência do Calendário para 2015 e 2016, mas para que essas competições se concretizem é necessário que os praticantes dêem um sinal de interesse, inscrevendo-se. Só desta forma se poderá garantir a sustentabilidade das provas.”

Resta acrescentar que o Calendário da Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2015 fica completo com a II Corrida de Aventura “Escola de Armas” – Campeonato Ibérico de Corridas de Aventura 2015 (Mafra, 4 e 5 de Julho), Raid Sagres o Centro das Descobertas (Vila do Bispo, 19 e 20 de Setembro), III Raid Trangoworld del Otoño Mágico (Badajoz, Espanha, 7 e 8 de Novembro) e Raid de Aventura de Idanha (Idanha-a-Nova, 21 e 22 de Novembro). Para mais informações, consulte a página das Corridas de Aventura da Federação Portuguesa de Orientação, em http://corridasdeaventura.fpo.pt/.

[Foto: Team Haglöfs Silva / arsweden.se]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: