terça-feira, 7 de abril de 2015

Campeonatos de Espanha de Orientação CEO 2015: Alex Tello Lacal e Maria Del Mar González Maestre conquistam títulos de Orientação de Precisão



Sucedendo a Juan Pedro Valente, Alex Tello Lacal é o novo Campeão de Espanha de Orientação de Precisão, na Classe Aberta. Quanto à Classe Paralímpica, Maria Del Mar González Maestre foi a grande vencedora, destronando o Campeão Nacional da época passada, Carlos Riu Noguerol.


No âmbito dos Campeonatos de Espanha de Orientação CEO 2015, decorreu na passada sexta feira, no mapa de Pinar del Moro, em Portillo, a decisão dos títulos nacionais de Orientação de Precisão, tanto na Classe Aberta, como na Classe Paralímpica. Apesar de parcialmente coincidente com a prova de Estafeta Mista, em termos de horário, a competição teve um bom nível de participação, com 71 atletas a aceitarem o desafio de 20 pontos formais (mais dois cronometrados, no final do percurso). O mapa revelou-se excelente dum ponto de vista técnico, com ampla visibilidade, um micro-relevo dunar verdadeiramente desafiante e múltiplos elementos de vegetação a pôr à prova a competência dos participantes. Assinado por Antonio Hernández, o traçado de percursos contemplou todas as técnicas da Orientação de Precisão, desde as clássicas às mais elaboradas. Também o nível qualitativo dos participantes se revelou bastante elevado, mostrando uma evolução técnica paralela ao incremento da dificuldade do percurso, se comparado com o sucedido em 2014, nos Nacionais de Antequera ou no Ibérico de Cervera de Pisuerga. Destaque igualmente para a juventude e entusiasmo de muitos dos participantes, com quatro dos dez primeiros “encaixados” numa faixa etária menor de 20 anos.

A deficiente colocação duma baliza no ponto 18 levou à sua anulação, reduzindo o percurso para 19 pontos, aos quais nenhum dos competidores logrou responder na íntegra de forma correta. Na Classe Aberta, foram em número de quatro os atletas que registaram apenas uma resposta errada, com o tempo obtido nos pontos cronometrados a mostrar-se decisivo quanto ao seu escalonamento final. Alex Tello Lacal (Valencia-O), com 36 segundos, acabaria por levar de vencida a competição, impondo-se a Pablo Corbi Vicedo (Alcoi) pela escassa diferença de um segundo apenas. O terceiro lugar coube a Nicolás Arranz Rodríguez, com 56 segundos. Campeão de Espanha em 2014, Juan Pedro Valente (Imperdible) viria a concluir igualmente com 18 pontos e até foi o mais rápido nos cronometrados. Mas aqui, uma resposta errada e a respectiva penalização de 60 segundos acabaram por atirá-lo para fora do pódio, quedando-se na quarta posição. José António Tamarit Suay (CC Valência), Campeão Ibérico em título e uma das referências da Orientação de Precisão em Espanha, foi o quinto classificado, encabeçando uma lista de oito atletas, todos com 17 pontos. Refira-se a título de curiosidade que o português Tiago Martins Aires (GafanhOri), participando extra-competição, registou 18 pontos e 18 segundos nos pontos cronometrados, naquela que foi a melhor prestação entre todos os participantes nos Campeonatos.


Uma novidade chamada Orientação Adaptada

Na Classe Paralímpica, Maria Del Mar González Maestre (COHU) foi a grande vencedora, concluindo o percurso com um total de 14 pontos e 43 segundos nos pontos cronometrados. Após um começo muito complicado, no qual falhou cinco dos sete primeiros pontos, a atleta acabou por impor as suas mais valias, relegando para as posições imediatas o ex-campeão de Espanha, Carlos Riu Noguerol (Veleta) e Sérgio Martin Carrasco (COHU), com 10 pontos e 9 pontos, respetivamente. O Campeonato de Espanha de Orientação de Precisão 2015 teve ainda para oferecer um percurso de Iniciação com dez pontos, no qual participaram onze atletas, tendo saído vencedores Begoña García Pastor (Sant Joan) e Tomas Vasquez Amos (COHU), ambos com 9 pontos.

Já no sábado, durante a tarde, teve lugar a prova de Orientação Adaptada, com a atribuição dos títulos nacionais nesta disciplina a ocorrerem pela primeira vez na história dos Campeonatos. Adrián Gómez Rodríguez (menores de 16 anos) e Ricardo González de Juan (maiores de 16 anos) foram os grandes vencedores. Saiba tudo em http://www.ceo2015.es/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: