quinta-feira, 2 de abril de 2015

Campeonatos de Espanha de Orientação CEO 2015: Páscoa e Orientação, duas faces duma mesma moeda



Em Espanha, é sabido, conjugar Orientação com Páscoa dá qualquer coisa como Campeonatos Nacionais de Orientação. Este ano, uma vez mais, aí estão os Nacionais de Espanha a dominarem as atenções durante os quatro dias desta quadra festiva. Já hoje teve lugar a Corrida da Mulher, uma espécie de “aquecimento” para o muito de bom que está para vir.


Corrida da Mulher, Distância Média, Estafeta mista, Orientação de Precisão, Estafeta clássica, Sprint, Orientação Adaptada e Distância Longa. Oito provas em quatro dias, é esta a oferta do Campeonato Nacional de Espanha CEO 2015 / Troféu Internacional "Diputación de Valladolid" que, até ao próximo domingo, centra em Portillo (Valladolid) todas as atenções. Atraindo um total de 1441 participantes – entre os quais alguns dos melhores valores da Orientação portuguesa -, o evento é organizado pelo Club Deportivo de Portillo, Federação Espanhola de Orientação e Conselho Superior dos Desportos de Espanha e tem em Fernando Garnacho Fernández o Diretor de Prova.

O programa arrancou esta tarde com a realização da tradicional Corrida da Mulher, uma prova que integra o Programa da FEDO “Mujer y Deporte” e que tem essa particularidade de ser exclusivamente organizada e participada por mulheres. Alba Dopico (Gallaecia Raid) em Menores de 12, Laura Andrés (Galitius) em Juniores, Ana Belén Perez (Imperdible) em Veteranas e Priscila Suárez (Brigantia) em Séniores, foram as grandes vencedoras, numa competição soberanamente dirigida por Carmen Castro e na qual participaram cerca de 150 atletas.


O programa e as estrelas

Amanhã, pela manhã, tem lugar a discussão do primeiro título nacional com a prova de Distância Média. Segue-se, ao início da tarde, o Campeonato Nacional de Orientação de Precisão, com percursos de Iniciação e Competição (classe Aberta e Paralímpica), estes últimos com a oferta de 20 pontos e uma estação cronometrada no final, com dois desafios. O programa do dia encerra com a realização da Estafeta mista, uma novidade absoluta nos Campeonatos de Espanha de Orientação Pedestre e que tem o seu início agendado para as 16h30 (hora de Espanha). A manhã de sábado é destinada à Estafeta clássica, estando as atenções da parte da tarde repartidas pela disputa dos títulos nacionais de Sprint e de Orientação Adaptada, esta última igualmente uma estreia absoluta nos Campeonatos. Finalmente, a manhã de domingo será dedicada ao Campeonato Nacional de Distância Longa, com a entrega de prémios final e fecho dos Campeonatos agendada para as 14h30.

Olhando para os grandes candidatos aos títulos nacionais de Espanha 2015, são incontornáveis os nomes de Andreu Blanes Reig, Antonio Martinez Perez e Roger Casal Fernandez, na Elite masculina, e de Anna Serralonga Arqués, Esther Gil y Brotóns e Ona Ràfols Perramon, na Elite feminina. Afinal, a eles pertencem quase em exclusivo os títulos nacionais individuais das últimas cinco edições (Luis Enrique de la Muela, Violeta Feliciano Sanjuan e Ionut Alin Zinca são honrosas exceções) e é de esperar que, uma vez mais, 2015 venha a confirmá-los como as grandes figuras da Orientação Pedestre espanhola. Domingo, ao início da tarde, logo se verá como foi este ano.

Para saber mais sobre os Campeonatos de Espanha de Orientação Pedestre 2015, consulte a página do evento em http://www.ceo2015.es/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: