domingo, 22 de março de 2015

Taça de Portugal de Orientação Adaptada 2015: Bruno Cardoso e Raquel Cerqueira levam de vencida etapa inaugural



Bruno Cardoso e Raquel Cerqueira, ambos do Clube Gaia, foram os grandes vencedores do Troféu da Primavera, etapa inaugural da Taça de Portugal de Orientação Adaptada 2015. O evento teve lugar em Miramar e registou três dezenas de participantes, entre crianças e pessoas portadoras de deficiência intelectual.


Foi uma manhã diferente, aquela vivida ontem em Miramar, no concelho de Vila Nova de Gaia. Numa organização do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e da Federação Portuguesa de Orientação, com os apoios do Instituto Português do Desporto e da Juventude e da Associação Nacional do Desporto para a Deficiência Intelectual – ANDDI, a Taça de Portugal de Orientação Adaptada deu, com o Troféu da Primavera, o pontapé de saída da edição 2015, chamando ao Mapa do Parque da Alameda, no Senhor da Pedra, um conjunto de 28 atletas, distribuídos pelas vertentes de competição e de recreação (Atividade Adaptada). Destaque, para além da forte presença do Clube Gaia, para a participação nesta prova da Cercivar, com uma representação de quatro atletas na vertente competitiva.

A luta pela vitória no sector masculino foi muito apertada, com Bruno Cardoso e Domingos Oliveira, ambos do Clube Gaia, a demonstrarem um enorme equilíbrio nas suas prestações. Num percurso sem grande exigência física, com uma distância de 700 metros e 10 pontos de controlo, os dois atletas mostraram-se tecnicamente ao mais alto nível, terminando em igualdade pontual e separados em tempo por escassos 9 segundos. Bruno Cardoso abre assim da melhor forma a sua participação na Taça de Portugal 2015, mas percebe-se que vai ter de contar com a forte oposição de Domingos Oliveira. Ricardo Cardoso e João Encarnação travaram igualmente um particular duelo pelo terceiro lugar, com Cardoso a levar a melhor sobre o seu adversário direto pela diferença de 46 segundos. Nas duas posições imediatas, em igualdade pontual com os vencedores mas com prestações menos conseguidas do ponto de vista físico, classificaram-se David Marques e José Silva, ambos da Cercivar.


Atividade Adaptada, o complemento perfeito

No sector feminino, os três lugares do pódio foram ocupados igualmente por atletas do Clube Gaia, em igualdade pontual, valendo também aqui a velocidade como fator de desempate. Raquel Cerqueira esteve fenomenal, conseguindo um tempo final de 07:43, contra 09:50 de Paula Santos e 10:46 de Liliana Silva. A título de curiosidade, refira-se que o registo da vencedora a colocaria no terceiro lugar absoluto, tendo em conta que os percursos, tanto no sector masculino como no feminino, foram rigorosamente iguais. Este mapa foi igualmente palco duma actividade adaptada recheada de animação, na qual participaram quatro grupos de entusiásticos atletas em representação do Clube Gaia / Núcleo do Cerco, Clube Gaia / Núcleo das Antas, Clube Gaia / APPACDM e Cercivar, num total de 16 participantes. Referência ainda para o facto de terem participado na actividade, numa vertente meramente recreativa, algumas crianças em idade pré-escolar e escolar (ensino básico), confirmando o potencial e a adequação da Orientação Adaptada para crianças desta faixa etária

A Taça de Portugal de Orientação Adaptada sofre agora um breve interregno, regressando em Abril para duas jornadas no curto espaço de uma semana. No dia 12, a segunda etapa integrará o programa do Troféu Sálvio Nora, a ter lugar na Quinta da Conceição (Leça da Palmeira, Matosinhos). Seis dias mais tarde, mais concretamente no dia 18, terá lugar a terceira etapa, integrando o Troféu Ori-Vila do Conde, a disputar na cidade do Ave.


Resultados

Masculinos
1. Bruno Cardoso (Clube Gaia) – 10 Pontos (06:45)
2. Domingos Oliveira (Clube Gaia) – 10 Pontos (06:54)
3. Ricardo Cardoso (Clube Gaia) – 10 Pontos (07:53)
4. João Encarnação (Clube Gaia) – 10 Pontos (08:39)
5. David Marques (Cercivar) – 10 Pontos (12:24)
6. José Silva (Cercivar) – 10 Pontos (12:45)
7. João Faure (Clube Gaia) – 7 Pontos (14:18)
8. Álvaro Pinho (Cercivar) – 6 Pontos (19:39)

Femininos
1. Raquel Cerqueira (Clube Gaia) – 10 Pontos (07:43)
2. Paula Santos (Clube Gaia) – 10 Pontos (09:50)
3. Liliana Silva (Clube Gaia) – 10 Pontos (10:46)
4. Cristina Soares (Clube Gaia) – 8 Pontos (22:58)




Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: