domingo, 8 de março de 2015

Taça de Portugal de Orientação Adaptada 2015: Vila Nova de Gaia recebe etapa inaugural



No próximo dia 21 de Março, o Jardim do Senhor da Pedra, em Miramar, será palco do Troféu da Primavera, prova que marca o arranque da Taça de Portugal de Orientação Adaptada 2015. O conjunto de seis etapas percorrerá em seguida as cidades de Matosinhos, Vila do Conde, Gondomar e Ovar, terminando na cidade do Porto, no dia 26 de setembro, com o Porto City Race.


Particularmente vocacionada para crianças em idade pré-escolar e pessoas com deficiência intelectual, a Orientação Adaptada deu-se a conhecer ao mundo na cidade do Porto, no dia 14 de Outubro de 2011. Quase três anos e meio e muitos milhares de sorrisos depois, a Orientação Adaptada continua a lutar por um lugar no seio das disciplinas da Orientação, procurando afirmar-se como um veículo de inclusão e igualdade por excelência.

É nesse sentido que a Federação Portuguesa de Orientação e Associação Nacional do Desporto para a Deficiência Intelectual voltam a dar as mãos, levando por diante a segunda edição da Taça de Portugal de Orientação Adaptada 2015. O certame conta este ano com o forte apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude, ao abrigo do programa “Desporto para Todos”, sendo a organização técnica da responsabilidade do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos. A inscrição é gratuita e todas as etapas terão para oferecer um percurso de Atividade Adaptada, de caráter lúdico e sem restrições de participação. Paralelamente, disputar-se-á a Taça de Portugal de Orientação Adaptada 2015, na qual poderão participar todos os interessados, pontuando para o ranking apenas os atletas com a sua inscrição devidamente regularizada na Federação Portuguesa de Orientação.


Calendário

O Calendário da Taça de Portugal de Orientação Adaptada 2015 é o seguinte:
21 de março – Vila Nova de Gaia
12 de abril – Matosinhos
18 de abril – Vila do Conde
01 de maio – Gondomar
30 de maio – Ovar
26 (ou 27) de setembro – Porto

Primeira etapa da Taça de Portugal, o Troféu da Primavera conta com os apoios da Câmara Municipal de Gaia e Junta de Freguesia de Gulpilhares Valadares, decorrendo entre as 10h30 e as 12h30 do próximo dia 21 de março. De acordo com a organização, as inscrições devem ser feitas até ao dia 19 de março para se poderem garantir mapas para todos. Haverá medalhas para os três primeiros classificados Masculinos e Femininos na etapa pontuável para a Taça de Portugal de Orientação Adaptada. Mais informações e inscrições através dos endereços: inscrever@gd4caminhos.com ou info@anddi.pt.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: