sábado, 21 de março de 2015

Skol Sprinten: Orientação na Suécia projeta assalto ao Guiness


Na Suécia trabalha-se afincadamente num projecto de desenvolvimento da Orientação junto dos mais novos e que contempla, entre os vários objectivos, a realização duma grande jornada desportiva à escala nacional. A aposta está centrada no dia 11 de maio de 2016, data em que 250.000 crianças participarão em actividades de Orientação um pouco por todo o País. Um número que, a confirmar-se, constituirá um novo máximo no Livro Guiness de Recordes.


Vista como uma das mais importantes iniciativas tendentes ao desenvolvimento da Orientação junto das escolas e dos clubes que trabalham com os mais novos, o “Skol Sprinten” está em marcha na Suécia. Partindo dum projecto-piloto liderado por Göran Andersson e com o clube de Orientação Dalaportens OL e onze escolas da cidade de Avesta como ponto de partida, o “Skol Sprinten” pretende envolver o maior número de escolas e de clubes possível e ver, desta forma, reforçado em 20 a 25% o número de atletas inscritos na Federação Sueca de Orientação dentro de três anos.

“Um dos maiores desafios que se colocam aos adultos prende-se com o encorajamento das nossas crianças para a prática desportiva, quer ao nível escolar, quer do ponto de vista recreativo”, refere Göran Andersson na sua página na Internet, em http://www.byorienteering.se/. Para este especialista e mentor do projeto, isto prende-se com “o incremento do número de crianças a praticar Orientação, numa perspetiva de 'Desporto e Saúde', quer em meio escolar, quer após os tempos letivos, em associações desportivas ou em clubes de Orientação locais”, diz.


Principais objetivos

Estruturado num espaço temporal de três anos, o projeto contempla a execução, até ao final do presente ano, de pelo menos 2000 mapas de sprint em espaços verdes e nas imediações das escolas primárias. Entretanto, numa ideia original de Göran Andersson e que contou com produção da SILVA, já se encontra disponível a publicação “Cool, Awesome and Educational!”, cuja versão inglesa pode ser encontrada em http://np.netpublicator.com/netpublication/n03791623. Este é um dos passos importantes tendentes à formação de professores e alunos, mostrando-lhes o quão excitante e divertida pode ser a Orientação. O Skol Sprinten tem igualmente em vista a organização duma competição em várias fases – da local à nacional -, no modelo de Estafeta Mista de Sprint (dois elementos masculinos e dois femininos por equipa), dirigida a crianças dos 7 aos 9 anos. A final nacional poderá vir a ter lugar em Strömstad, no decorrer dos 32º Campeonatos do Mundo de Orientação, de 20 a 27 de Agosto de 2016.

Mas o objetivo mais mediático do projeto tem a ver, sem dúvida, com a tentativa de inscrição no Livro Guiness de Recordes, mediante a participação de 250.000 crianças numa grande jornada de Orientação por toda a Suécia, a ter lugar no dia 11 de maio de 2016. Esta iniciativa pretende ultrapassar o anterior máximo estabelecido pela Associação Suiça de Orientação, quando 207.979 crianças de 1.381 escolas daquele País participaram em simultâneo em atividades de Orientação levadas a cabo no dia 23 de Maio de 2003. Este registo pode ser consultado na página oficial do Livro Guiness de Recordes, em http://www.guinnessworldrecords.com/world-records/most-participants-in-an-orienteering-event-%28multi-venue%29.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: