terça-feira, 24 de março de 2015

IV Costa Alentejana O' Meeting: Tiago Gingão Leal e Mariana Moreira triunfam em Grândola



Tiago Gingão Leal e Mariana Moreira foram os vencedores do IV Costa Alentejana O’ Meeting. Pontuável para a Taça de Portugal VITALIS de Orientação Pedestre 2015, o evento juntou ao desafio e beleza da Orientação o atractivo duma paisagem única, oferecendo às cerca de quatro centenas e meia de participantes que apontaram azimutes a Grândola mais um daqueles fins de semana que valem realmente a pena!


O Município de Grândola foi palco, no fim de semana passado, da quarta edição do Costa Alentejana O’ Meeting. Organizado conjuntamente pelo Clube de Natureza de Alvito e Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano, com os apoios da Federação Portuguesa de Orientação, Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e S. Mamede do Sádão e da Junta de Freguesia de Melides, o IV CAOM integrou duas etapas de Distância Média, ambas pontuáveis para a Taça de Portugal VITALIS de Orientação Pedestre 2015 e contou com a participação de 450 atletas, distribuídos por escalões de competição, formação e abertos.

No vetor competitivo, Tiago Gingão Leal (GD4C) e Tiago Romão (GafanhOri) foram os grandes animadores do escalão de Elite masculina, repartindo entre si as vitórias nas duas etapas disputadas. Começou melhor Tiago Gingão Leal, a dominar a etapa inaugural e a alcançar a sua primeira vitória na edição 2015 da Taça de Portugal, ainda que pela escassa margem de 44 segundos sobre Tiago Romão. O equilíbrio verificado no primeiro dia deixava tudo em aberto para a etapa decisiva, cabendo a Romão anular a desvantagem trazida da véspera. No momento da verdade, o atleta do GafanhOri conseguiu mesmo superiorizar-se ao seu adversário direto, mas a margem de 16 segundos foi manifestamente insuficiente para alcançar o grande objectivo que era o de levar de vencida o IV Costa Alentejana O’ Meeting. Destaque ainda para o terceiro lugar do jovem Daniel Catarino (Ori-Estarreja) numa primeira incursão no escalão de Elite verdadeiramente auspiciosa.

No sector feminino, Mariana Moreira (CPOC) regressou à competição da melhor forma, alcançando o pleno de vitórias nas duas etapas disputadas. Dominando do princípio ao fim a primeira etapa, a atleta logrou angariar confortável vantagem sobre a segunda classificada, Stepanka Betkova (ADM Ori-Mondego), colocando-a praticamente a salvo de percalços de maior. A segunda etapa foi a da confirmação, desta feita com Rita Rodrigues (GafanhOri) a ser segunda classificada. Coletivamente, a vitória sorriu uma vez mais ao COC, com um total de 3595,18 pontos, contra 3435,89 pontos da ADFA e 2845,14 pontos do CPOC, segundo e terceiro classificados, respectivamente.


Resultados

Elite Masculina
1º Tiago Gingão Leal (GD4C) 1992.97 pontos
2º Tiago Romão (GafanhOri) 1979.55 pontos
3º Daniel Catarino (Ori-Estarreja) 1838.23 pontos
4º Marco Póvoa (ADFA) 1728.72 pontos
5º Rafael Miguel (Ori-Estarreja) 1663.12 pontos

Elite Feminina
1º Mariana Moreira (CPOC) 2000.00 pontos
2º Stepanka Betkova (ADM Ori-Mondego) 1839.76 pontos
3º Rita Rodrigues (GafanhOri) 1822.18 pontos
4º Vera Alvarez (CPOC) 1709.26 pontos
5º Patrícia Casalinho (COC) 1700.72 pontos

Resultados e demais informação em http://costalentejanaomeeting.weebly.com/.

[Foto: Clube Orientação Aventura Litoral Alentejano / plus.google.com]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: