segunda-feira, 23 de março de 2015

Informativo ORI MB nº 14: Orientação de Precisão em foco



O desenvolvimento do projeto de Orientação de Precisão por parte da Marinha do Brasil é o grande tema do nº 14 do Informativo Ori MB (Janeiro/Fevereiro de 2015) acabado de publicar. São cinco páginas integralmente dedicadas aos primeiros passos da mais jovem disciplina da Orientação no Brasil e nas quais o Orientovar não é esquecido.


Acaba de ser publicado e encontra-se disponível para consulta na página da Federação de Orientação do Rio de Janeiro [www.forj.org.br] o nº 14 do Informativo Ori MB (Janeiro/Fevereiro de 2015). Dirigido pelo Comandante Rúbens da Igreja, o Boletim da Marinha do Brasil destaca neste número a Orientação de Precisão, vincando a aposta no desenvolvimento dum Projeto que está em marcha e que tem como grande objetivo para 2015 a organização, com caráter pioneiro, de uma Taça de Orientação de Precisão no Brasil, inicialmente agendada para 5 e 6 de dezembro.

Começando por caracterizar a Orientação de Precisão e por definir os seus objetivos, o Boletim destaca as linhas mestras do projeto que tem como ponto de partida as diretivas do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), dando início ao processo de inserção no meio militar da vertente paralímpica. Os primeiros passos dados pela Comissão Desportiva Militar do Brasil, organismo na dependência do Ministério da Defesa, tiveram a ver com a conceção do projeto e com a vinda a Portugal do Comandante José Ferreira Barros, Comandante Rúbens da Igreja Ferreira e Sargento Marcelo Tavares Malato, que participaram no Curso de Organização e Traçado de Percursos de Orientação de Precisão, promovido pela Federação Portuguesa de Orientação e que teve lugar na Praia da Tocha, nos dias 15 e 16 de Dezembro de 2014.

“Durante o curso os conteúdos apresentados foram riquíssimos em dados, e o tempo não foi suficiente para se adquirir todo o conhecimento da modalidade, mas certamente foi uma boa base para se poder pensar em organizar uma competição de Trail-O no Brasil”, pode ler-se acerca das considerações sobre o Curso. O autor do artigo acrescenta que “esse facto só será aperfeiçoado com a participação em competições de nível internacional onde se poderá acompanhar a participação dos atletas e a organização geral de uma prova da modalidade.” E conclui: “A participação neste curso da Delegação do Ministério da Defesa foi extremamente importante tendo em vista que os conhecimentos adquiridos serão fundamentais para a implantação de uma rica atividade inclusiva dentro das Forças Armadas e por consequência no meio civil.”


Orientovar é alvo de menção elogiosa

Já na parte final deste vasto conteúdo dedicado à Orientação de Precisão, uma palavra muito especial para o Orientovar e para o seu autor: “Joaquim Margarido, do Blog Orientovar - http://orientovar.blogspot.com.br/ - é um grande estudioso, escritor e divulgador da Orientação. Único membro da IOF que fala português, é um grande atleta de Orientação de Precisão, tem muita experiência em organizações de provas desta modalidade, já tendo escrito diversos artigos sobre orientação e entrevistado grandes atletas e personalidades deste desporto. Durante o curso foi um grande colaborador da equipa, dirimindo diversas dúvidas que foram surgindo, sempre de forma clara e atenciosa. Um componente da delegação brasileira, o Comandante Rubens da Igreja Ferreira, teve a grata satisfação de ser entrevistado pelo Joaquim Margarido. A entrevista completa pode ser vista no endereço http://www.orientovar.blogspot.pt/2014/12/rubens-igreja-vamos-espalhar-orientacao.html.

Entre os muitos artigos que preenchem as 29 páginas do Boletim Informativo da Marinha do Brasil, referência igualmente para uma excelente Entrevista com Rozana Albuquerque, para um conjunto de momentos onde as artes – da pintura à poesia – mostram uma ligação mais sólida e efetiva a alguns dos pressupostos da Orientação e ainda para o City Race Euro Tour e para o Portugal City Race. Tudo para conferir em http://www.forj.org.br/sites/default/files/INFO%20ORI%2014%20-%20FEVEREIRO%202015.pdf#overlay-context=informativo_ori_mb


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: