terça-feira, 31 de março de 2015

I Trail de Orientação de Castelo Branco: Cláudio Silva foi o grande vencedor



Cláudio Silva e as dupla Teresa Martins / Catarina Oliveira e José Jorge Flora / Olga Maria Flora foram os grandes vencedores do I Trail de Orientação de Castelo Branco. Com epicentro na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, o evento contou com a participação de 38 atletas, ao encontro duma prova de Rogaine, uma modalidade praticamente desconhecida no nosso País.


Reza a história que o Rogaine nasceu na Austrália em finais da década de 40 do século passado. Rod Phillips, Gail Daves e Neil Philllips foram os seus criadores, decidindo “emprestar” as iniciais dos seus nomes à nova modalidade e, daí o termo “RoGaiNe”. Em Abril de 1976 o nome e as regras foram formalmente adotadas e surgiu a primeira Associação a nível mundial, a Victorian Rogaining Association. Também teve lugar nessa data a primeira competição oficial. O Rogaine acabava de nascer. Mas afinal o que é o Rogaine? Trata-se de uma modalidade em que os participantes têm de se deslocar a pé com o objetivo de conseguir a máxima pontuação, passando pelos controlos colocados no terreno em ordem livre. É, portanto, uma prova de estratégia, orientação e resistência física que na versão competitiva ao mais alto nível, se desenrola ao longo de 24 horas, mas que neste I Trail de Orientação de Castelo Branco se resumiu a 2h30 (+ 30 minutos, com penalização).

Organizado pelo COBIS – Clube de Orientação da Beira Interior Sul, em conjunto com a Ponsulativo e contando com os apoios da Câmara Municipal de Castelo Branco, do IPCB, através das suas escolas (ESA, EST e ESALD), da Delegação de Évora da ADFA, da Decathlon de Castelo Branco e da Delegação Distrital da Cruz Vermelha Portuguesa, o evento teve o seu início e final na Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Munidos de um mapa e de uma bússola, quase quatro dezenas de participantes partiram em massa, após definirem a estratégia a seguir durante a competição. O escalão principal de Masculinos foi ganho por Cláudio Silva (COA) com um total de 420 pontos. Vencedor do Raid de Orientação de Castelo Branco, disputado em 2014, Edgar Domingues (COC) foi o segundo classificado com 390 pontos, cabendo a terceira posição a Ricardo Bernardo, também do COA, com 360 pontos. No escalão Feminino ganhou o grupo constituído pelas atletas Teresa Martins e Catarina Oliveira, do clube anfitrião COBIS, com um total de 200 pontos. Por último, no escalão Equipas Mistas venceu o par José Flora e Olga Maria Flora, com 170 pontos.


Resultados

Masculinos
1. Cláudio Silva (COA) 420 pontos
2. Edgar Domingues (COC) 370 pontos
3. Ricardo Bernardo (COA) 360 pontos
4. Marco Dias (Individual) 360 pontos
5. Sérgio Mónica (COALA) 360 pontos

Femininos
1. Teresa Martins / Catarina Oliveira 200 pontos

Grupos Mistos
1. José Jorge Flora / Olga Maria Flora (Individual) 170 pontos
2. José Vieira / Maria Manuela Martins / Sofia Vieira / Raquel Vieira (Individual) 30 pontos

[Informações e foto gentilmente cedidas por Luís Quinta-Nova]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: