quinta-feira, 26 de março de 2015

Duas ou três coisas que eu sei dela...



1. Água, pão, vinho, leitão e Orientação em BTT prometem ser as cinco maravilhas da Bairrada já no próximo fim de semana, graças à realização do Bairrada O’ Meeting MTBO 2015. É o arranque da presente edição da Taça de Portugal de Orientação em BTT em solo português, desta feita revisitando um dos seus palcos de excelência pelas mãos do Clube de Aventura da Bairrada. Elegendo a vertente poente da lindíssima Serra do Buçaco como fulcro da ação, o evento contempla a oferta de duas etapas pontuáveis para a Taça de Portugal, uma de Distância Longa, no primeiro dia, e outra de Distância Média, com partida em massa, a encerrar. Anunciada como prova modelo para o Campeonato do Mundo de Orientação em BTT 2016, a disputar na região bairradina, o Bairrada O’ Meeting MTBO 2015 conta com centena e meia de atletas inscritos, em representação de quatro países. Saiba mais em http://aventurabairrada.wix.com/bommtbo.


2. A temporada suiça de Orientação Pedestre arrancou no passado sábado com a realização dos Nacht Orientierungslauf Meisterschaft, os Campeonatos Nacionais Noturnos daquele país, que este ano decorreram em Aarau. Traçadas no formato de Distância Longa, as provas contaram com a presença de 615 atletas distribuídos por 36 escalões, entre os quais todos os maiores valores da actualidade da Orientação Suiça. Em Homens Elite, Matthias Kyburz (OLK Fricktal) foi o mais rápido a cumprir os 11,5 km do exigente percurso, gastando 1:05:19. Daniel Hubmann (OL Regio Wil) moveu intensa luta ao vencedor, quedando-se na segunda posição com mais 25 segundos apenas. Vencedor em 2014, Martin Hubmann (OL Regio Wil) teve de se contentar com o terceiro lugar, com o tempo de 1:08:37. Tal como nos Homens, também nas Damas Elite houve luta apertada pelo título nacional, mas neste caso foram três as contendoras. Julia Gross (OL Zimmerberg) acabaria por ser a mais rápida, gastando 1:01:44 para completar os 8,2 km do seu percurso. A escassos 13 segundos, na segunda posição, quedou-se Ines Brodmann (OLG Basel) enquanto Simone Niggli (OLV Hindelbank), ainda e sempre em grande forma, concluiria na terceira posição, a 39 segundos da vencedora. Sven Hellmüller (OLG Welsikon) e Kerstin Ullmann (OL.Biel.Seeland) foram os vencedores destacados nos escalões Junior Masculino e Feminino, respectivamente. Resultados completos em http://www.o-l.ch/cgi-bin/results?year=2015&event=Schweizer+Meisterschaft+im+Nacht-OL+Lang.


3. No curto espaço de dois meses, o espanhol António Martinez alcançou a sua terceira vitória em etapas pontuáveis para o Ranking Mundial de Orientação Pedestre. Foi no passado sábado, em Becerril del Carpio (Palência, Espanha), na prova de Distância Longa que abriu o programa do Troféu Internacional de Orientação “Nacimiento del Canal de Castilla” e que contou com a participação de mais de seiscentos atletas. Contudo, uma prestação menos conseguida na etapa de Distância Média fez com que o atleta acabasse por ceder a primeira posição no Troféu ao ucraniano Artem Panchenko, vencedor destacado no segundo dia. No sector feminino, a ucraniana Olha Panchenko foi a melhor no conjunto das duas etapas, vencendo a etapa de Distância Longa WRE e terminando na segunda posição na etapa de Distância Média. Nesta última etapa, a vitória coube à francesa Léa Vercellotti. Ona Ràfols conclui na terceira posição, cotando-se como a melhor atleta espanhola. Tudo para conferir em http://orcapalencia.com/web/competitions/canal-de-castilla-international-trophy/.


4. Juntando à vitória na competição de TempO o triunfo na etapa de PreO, John Kewley foi o grande vencedor dos Campeonatos Britânicos de Orientação de Precisão 2014. Com direcção de prova e traçado de percursos de Anne Braggins, a competição teve lugar em Twywell, reunindo um total de 34 competidores, 4 dos quais no escalão de Iniciação. Com quatro estações e cinco desafios em cada uma delas, a etapa de TempO viu John Kewley ser o mais certeiro, compensando da melhor forma a menor rapidez no tempo de resposta em relação a muitos dos seus adversários mais diretos. Na etapa de PreO, foram quatro os atletas que terminaram empatados na primeira posição, respondendo de forma acertada a 19 dos 21 pontos que compunham o percurso. John Kewley voltou a decidir a contenda a seu favor mercê do maior acerto e rapidez nos pontos cronometrados. Quarto classificado na etapa de PreO e segundo classificado na etapa de TempO, Ian Ditchfield saldou a sua participação nos Campeonatos com um segundo lugar, enquanto a terceira posição coube a Nick Barrable, 7º classificado na etapa de PreO e 3º na de TempO. Resultados completos, mapas e soluções para ver em http://www.wimborne-orienteers.org.uk/wim/14%20BTOC/BTOC2014.htm.


5. É já no próximo fim de semana que tem lugar a popular Danish Spring, evento que nos últimos quatro anos tem funcionado como uma espécie de pontapé de saída ao nível regional, atraindo atletas não apenas dinamarqueses, mas de toda a Escandinávia e do resto do mundo. Com o aliciante acrescido de três etapas pontuáveis para o Ranking Mundial – etapa de Sprint na 6ª feira, etapa de Distância Média no sábado e etapa de Distância Longa no domingo -, o evento conta com um número de inscritos a rondar as oito centenas de atletas, incluindo alguns dos mais sonantes nomes da Orientação mundial, casos de campeão do mundo de Sprint em título, o dinamarquês Soren Bobach, das suas compatriotas Maja Alm e Ida Bobach, dos russos Dmitry Tsvetkov e Galina Vinogradova, da finlandesa Sofia Haajanen e da sueca Lena Eliasson, entre outros. Tudo para acompanhar em http://www.danishspring.dk/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: