quarta-feira, 18 de março de 2015

Duas ou três coisas que eu sei dela...



1. No “regresso à calma”, após a grande maratona de provas internacionais realizadas em Portugal no passado mês de Fevereiro, as atenções da Orientação viram-se para o Município de Grândola onde terá lugar, no próximo fim de semana, o IV Costa Alentejana O’ Meeting (CAOM’15). Organização conjunta do Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano (COALA) e do Clube da Natureza de Alvito (CNAlvito), numa parceria com o Município de Grândola, os apoios da Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e S. Mamede do Sádão e da Junta de Freguesia de Melides e as colaborações da Herdade do Monte das Figueiras e do Camping Galé, o evento é pontuável para a Taça de Portugal VITALIS de Orientação Pedestre 2015. O programa do evento é constituído por uma primeira etapa de Distância Média, no sábado, na Herdade do Monte das Figueiras e uma segunda etapa, no domingo, também de Distância Média, na Costa da Galé. Os resultados finais do CAOM'15 serão apurados a partir do somatório dos pontos obtidos nas duas etapas. Para mais informações, consulte a página do evento em http://costalentejanaomeeting.weebly.com/.


2. Santa Clara, Alameda de Cervantes, Parque del Castillo, Parque del Duero e Valonsadero são os cinco espaços verdes de Soria que, a partir de agora, estão dotados de percursos permanentes de Orientação. A iniciativa partiu da ação conjunta do Município de Soria, Clube de Orientação Navaleno-O e Federação Espanhola de Orientação, resultando num conjunto de 98 pontos de controlo materializados no terreno e que permitem o desenho de diferentes percursos em cada um dos espaços, com progressividade técnica e adequados a atividades de caráter pedagógico e lúdico. Criado com o grande objetivo de incentivar os mais novos para a prática da Orientação, o conjunto de percursos permanentes pretende igualmente servir de base para a formação de técnicos para a tutela desta modalidade e para o fomento da sua prática, tanto pela via da competição como na de iniciação. A notícia pode ser lida na página do Ayuntamiento de Soria, em http://www.soria.es/actualidad/el-ayuntamiento-impulsa-un-convenio-para-crear-cinco-circuitos-de-orientacion-y-la.


3. A Orientação Adaptada é a grande novidade do programa dos Campeonatos de Espanha de Orientação Pedestre, que terão lugar este ano em Portillo (Valladolid), como habitualmente no período da Páscoa. Novidade, mas também “desafio e orgulho”, como faz questão de salientar Fernando Garnacho, Presidente do Club Deportivo de Portillo, em nota de saudação e boas vindas no Boletim do evento, o qual pode ser consultado em http://www.ceo2015.es/_private/boletin2_ceo2015.pdf. Destinada a atletas com deficiência intelectual de caráter permanente, a prova de Orientação Adaptada terá lugar na tarde de sábado, dia 4, sendo constituída por um percurso simples, em meio urbano, em sistema de Score. Cada atleta levará consigo um acompanhante, ao encontro da vertente inclusiva desta nova disciplina. O tempo máximo de prova será de 75 minutos e os participantes estarão distribuídos por duas categorías: maiores de 16 anos e menores de 16 anos, sem distinção de género. No decorrer da Gala Geral dos Campeonatos de Espanha de Orientação Pedestre 2015, a ter lugar no Salão de Actos do Instituto de Portillo, serão entregues os Troféus aos primeiros Campeões de Espanha de Orientação Adaptada.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: