terça-feira, 10 de março de 2015

Duas ou três coisas que eu sei dela...



1. A Direção Geral da Educação, através da sua Divisão do Desporto Escolar, divulgou já a lista de representantes de Portugal (Equipas de Escola e Equipas de Seleção) no Campeonato do Mundo de Orientação do Desporto Escolar ISF, que se realizará de 18 a 24 de abril, em Antalya, na Turquia. Capitaneado pela Professora Avelina Alvarez, o Agrupamento de Escolas Monte da Lua, de Sintra, será o representante português em Equipa Escola Feminina, com as seguintes alunas: Helena Vilela, Beatriz Moreira, Rita Albuquerque, Beatriz Sanguino e Débora Swinke. A Equipa de Escola Masculina que segue para Antalya é a do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, de Braga, comandada pela Professora Ana Paula Serra Campos e composta pelos alunos João Novo, João Gomes, Ernesto Martins, João Magalhães e Leonardo Ramalho. Quanto à Equipa Seleção Feminina, será comandada pelo Professor Bruno Nazário e formada pelas alunas Patrícia Romão (ES Pinhal Novo), Verónica Fradique (EBI Apúlia), Helena Lima (EB2,3 Baixo Neiva), Maria Portela (ES Carlos Amarante) e Carolina Caroço (ES Pinhal Novo). Finalmente, o Professor Ricardo Chumbinho será o responsável pela nossa Equipa Seleção Masculina, a qual apresentará a seguinte formação: Ricardo Esteves (ES Pinhal Novo), Bernardo Pereira (ES Palmela), João Bernardino (AE Marinha Grande Poente), Vasco Duarte (ES Pinhal Novo) e António Ferreira (AE Marinha Grande Poente). O Orientovar aproveita para felicitar todos os apurados, reconhecer o bom trabalho dos professores, dos alunos e das Escolas e desejar aos nossos representantes os maiores sucessos desportivos.


2. Ao triunfarem nos Percursos Difícil Masculino e Difícil Feminino, respetivamente, Tiago Romão e Raquel Costa, ambos do GafanhOri, foram os grandes vencedores da 1ª etapa do Circuito Ori-Alentejo 2015, que decorreu em Estremoz no passado sábado. Ante adversários de enorme valia, Romão arrancou uma saborosa vitória, cumprindo os 5,9 km do seu percurso em 29:30. Com mais 53 e 55 segundos, respetivamente, Manuel Horta (GafanhOri) e o letão Edgars Bertuks (Individual) ocuparam as posições imediatas. No setor feminino, Raquel Costa impôs-se à sua companheira de equipa Rita Rodrigues pela margem de 2:18, tendo cumprido o percurso de 5,9 km em 40:16. Inês Pinto, também, do GafanhOri, foi a terceira classificada, a distantes 13:58 da vencedora. António Horta (GafanhOri) e a sueca Asa Kindlundh (Alfta Osa OK) levaram de vencida o escalão Médio Masculino e Feminino, enquanto os vencedores no escalão Fácil Masculino e Feminino foram Matheus Roichman (CN Alvito) e Maria B + Palmira V (GafanhOri). Ao cair da noite, teve lugar um Sprint Urbano Noturno designado “Open de Estremoz” e que teve em Tiago Gingão Leal (GD4C) e Rita Rodrigues os vencedores no escalão Difícil Masculino e Feminino, respetivamente. Participaram na 1ª etapa do Circuito Ori-Alentejo 2015 um total de 84 atletas em representação de 15 clubes. Mais informações em http://orialentejo.wix.com/orialentejo.


3. O mês de Março trouxe com ele a 400ª edição da Revista de Atletismo, número redondo e bonito nos 34 anos que a publicação leva de existência. Dirigida por António Campos, a Revista de Atletismo volta a dedicar um espaço de e para a Orientação, numa página cheia de cor e vida que nos convida a regressarmos a Castelo de Vide e Marvão ao encontro do IX Norte Alentejano O' Meeting. Com a Capa dedicada a Ana Cabecinha e ao seu record nacional de 5000 metros Marcha em Pista Coberta, a Revista aborda ainda, entre outros assuntos, a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, a vitória de Filomena Costa na Maratona de Sevilha e evoca os 400 números da publicação, num artigo dedicado aos nossos quatro Campeões Olímpicos de Atletismo, Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Nélson Évora. O Orientovar renova o apelo àqueles que vêem na Revista de Atletismo, também, uma “revista da Orientação”, no sentido de a adquirirem. A nossa modalidade tem sido desde sempre acarinhada por aquele espaço e são muitos os nomes ligados à Orientação que assinaram artigos nas suas páginas ao longo de muitos e muitos anos. Assine a Revista e receba-a comodamente em sua casa no primeiro dia de cada mês. A assinatura anual (Continente e Ilhas) tem um custo de 33,00 €. Mais informações em www.revistaatletismo.com ou através do 213 616 160.


4. O programa de Promoção de Atividades de Ar Livre “Mexa-se Mais”, da Câmara Municipal de Oeiras, regressou este sábado “à boleia” da Orientação e pelas mãos do CPOC – Clube Português de Orientação e Corrida. Composta por três atividades de Orientação, duas na vertente Pedestre (percurso Curto com 1,2 km e percurso Longo com 1,8 km) e ainda aquilo que é designado por “Desafio de Orientação de Precisão”, uma variante da Orientação particularmente inclusiva e vocacionada para pessoas com mobilidade reduzida, deslocando-se em cadeira de rodas, a iniciativa decorreu ao longo de toda a manhã nos Jardins da Fábrica da Pólvora, contando com um total de 150 participantes. Numa manhã de sol radiante, muita gente nova quis experimentar a Orientação pela primeira vez, destacando-se entre os participantes um conjunto de seis pessoas portadoras de deficiência intelectual, às quais foi oferecido um percurso de Orientação Adaptada. Outro aspeto relevante teve a ver com o facto de a organização ter levado 100 pessoas a experimentar a Orientação de Precisão, acrescentando mais um momento importante ao historial duma disciplina que atravessa um período de expansão no nosso País. Mais informações em http://www.cpoc.pt/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: