segunda-feira, 30 de março de 2015

Convenção Multidisciplinar de Educação "chama" a Gondomar a Orientação Adaptada



Já se encontram abertas as inscrições para a Convenção Multidisciplinar de Educação – Perspetivas sobre a Educação Especial. Contando com a colaboração de especialistas e investigadores nacionais e estrangeiros, escolas, instituições, empresas e artistas, a iniciativa tem na Orientação Adaptada um dos seus espaços e momentos de eleição.


Subordinada ao tema da inclusão, terá lugar no Pavilhão Multiusos de Gondomar, de 30 de Abril a 2 de Maio de 2015, a Convenção Multidisciplinar de Educação – Perspetivas sobre a Educação Especial. Iniciativa da Câmara Municipal de Gondomar, através do seu Pelouro da Educação, esta Convenção propõe-se como um espaço de diálogo dos vários domínios do saber que concorrem para uma intervenção educativa que se quer de cada vez maior qualidade. A abordagem multidisciplinar e as diversas temáticas do evento apostam na criação de espaços de partilha de boas práticas e de divulgação de novos saberes, estimulando o debate e a troca de ideias com o intuito da melhoria das respostas à população com deficiência.

Ao longo de três dias existirão momentos de exibição de projetos, conferências, workshops, exposição de posters, exposição de trabalhos e uma mostra multidisciplinar e interativa, com a participação de várias instituições, entre as quais o Comité Paralímpico de Portugal, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e a Federação Portuguesa de Orientação (stand 18). Os vários espaços estarão acessíveis ao público em geral, havendo outros destinados aos profissionais com interesse na área da intervenção educativa, no âmbito da educação especial e/ou pessoas com deficiência.

Um dos muitos momentos altos do programa será consagrado à Orientação Adaptada, com actividades de demonstração para os alunos das Escolas do Concelho de Gondomar ao longo do dia 30 de Abril e para a realização da quarta etapa da Taça de Portugal de Orientação Adaptada, no espaço envolvente do Pavilhão Multiusos de Gondomar, na manhã do dia 1 de Maio. Nesse mesmo dia, pelas 12h00, decorrerá um workshop subordinado ao tema “Orientação Adaptada: Um Desporto para a Deficiência Intelectual”, com uma parte teórica de contextualização da modalidade e seus fundamentos técnicos e uma parte prática, através da realização dum percurso formal.

Os interessados em inscrever-se na Convenção Multidisciplinar de Educação – Perspetivas sobre a Educação Especial deverão fazê-lo na página do evento, em http://www.cme-gondomar.pt, onde encontrarão, também, o respetivo programa.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: