domingo, 29 de março de 2015

Braga City Race: Triunfos de Tiago Gingão Leal e Carolina Delgado



Tiago Gingão Leal e Carolina Delgado foram as principais figuras do Braga City Race, disputado na manhã de ontem na cidade dos Arcebispos. Fazendo vincar o favoritismo que lhes era atribuído, a “dupla” do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos superiorizou-se à concorrência, abrindo da melhor forma a sua participação na edição inaugural do Portugal City Race.


No Dia Nacional dos Centros Históricos, a cidade de Braga recebeu no seu seio a primeira etapa do Portugal City Race 2015. Sozinhos, a pares ou acompanhados por toda a família, por lazer ou imbuídos de um espírito mais competitivo, foram perto de três centenas os participantes no Braga City Race, etapa de abertura da primeira edição do Portugal City Race. Pontuando igualmente para o Torneio COM mapa, iniciativa do Clube de Orientação do Minho que vai já na sua oitava edição, o Braga City Race ofereceu percursos de caráter exclusivamente urbano e traçados sobre Distância Média, distribuindo-se por escalões de competição e abertos. Destaque para estes últimos onde foram muitos aqueles que aproveitaram para fazer a prova em grupo e dar os primeiros passos na modalidade, nomeadamente através dum percurso Histórico, ao encontro do excecional património monumental da cidade de Braga.

Na vertente competitiva, o Campeão Nacional de Distância Longa em título, Tiago Gingão Leal (GD4C), foi o mais rápido nos 7,1 km do seu percurso, concluindo a prova em 24:53. Fazendo o melhor tempo nos seis primeiros parciais dos 22 que compunham a prova, Gingão Leal angariou aí preciosa vantagem, que nem um erro maior, superior a um minuto, a caminho do ponto 7, conseguiu colocar em causa. Na segunda posição classificou-se Albino Magalhães (Clínica Dr. Eduardo Merino), com mais 49 segundos que o vencedor. Daniel Ferreira (AD Cabroelo) e Hélder Marcolino (GD4C) concluiram na terceira posição ex-aequo, a distantes 4:55 de Gingão Leal. No escalão Sénior Feminino tudo foi bem diferente, com Carolina Delgado (GD4C) a levar de vencida dezasseis dos dezoito parciais que compunham o seu percurso de 5,8 km e a terminar destacada com um registo de 27:28. Só 5:21 mais tarde concluiria Daniela Alves (AD Cabroelo), pertencendo a terceira posição a uma atleta “da casa”, Zélia Viana (.COM), com o tempo de 37:51.

Nos restantes escalões de competição, Leonardo Ramalho (.COM) bateu Tomás Lima (COC) por escassos 7 segundos no escalão Juvenil Masculino e Margarida Miranda (GD4C) superiorizou-se a Eduarda Moreira (AD Cabroelo) por oito segundos no escalão Juvenil Feminino. João Novo (.COM) e Helena Miranda (GD4C) venceram folgadamente os escalões Junior Masculino e Feminino, respetivamente. José Pereira (CP Armada), Paula Serra Campos (.COM), Jorge Silva (Amigos da Montanha), Aida Correia (GD4C), Erkki Jalkanen (VaHa) e Marke Jalkanen (VaHa) foram os vencedores dos respetivos escalões de Veteranos, enquanto o escalão de Formação teve em Tiago Marcolino (GD4C) o grande vencedor. Quanto aos escalões abertos, Juliana M + Emanuel B (Individual) triunfaram no Open Curto, Miguel Oliveira (Ori-Estarreja) venceu o Open Médio e Rui Silva (AE Maximinos) venceu o Open Longo. Alberto A + Claudia S (Individual) levaram de vencida o percurso Histórico.


Resultados

Senior Masculino
1. Tiago Gingão Leal (GD4C) 24:53
2. Albino Magalhães (Clínica Dr. Eduardo Merino) 25:42
3. Daniel Ferreira (ADC) 29:48
3. Hélder Marcolino (GD4C) 29:48
5. Leandro Lima (Amigos da Montanha) 30:59

Senior Feminino
1. Carolina Delgado (GD4C) 27:28
2. Daniela Alves (ADC) 32:49
3. Zélia Viana (.COM) 37:51
4. Bruna Ferreira (ADC) 39:12
5. Joana Cunha (Individual) 43:52
Resultados completos e demais informação em http://www.pontocom.pt/node/357/resultados-braga-city-race.html

[Foto: José Sousa / facebook.com/jose.sousa]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: