segunda-feira, 30 de março de 2015

BOM MTBO - Bairrada O' Meeting 2015: Davide Machado e Susana Pontes somam e seguem



Duas vitórias claríssimass nos dois dias de competição fizeram de Davide Machado e Susana Pontes as grandes figuras do BOM MTBO – Bairrada O' Meeting 2015. Coletivamente, a vitória pertenceu uma vez mais ao BTT Loulé/BPI.


O último fim de semana de Março chamou à Bairrada a fina flor da Orientação em BTT nacional. Organizado pelo Clube de Aventura da Bairrada, numa parceria com a Junta de Freguesia do Luso, Câmara Municipal da Mealhada e Federação Portuguesa de Orientação, o BOM MTBO – Bairrada O’ Meeting 2015 repartiu as atenções por uma prova de Distância Longa no sábado e por uma prova de Distância Média no domingo, ambas pontuáveis para a Taça de Portugal de Orientação em BTT 2015. Contando com a participação de 118 atletas nos escalões de competição e de 27 atletas nos escalões abertos, o evento redundou num fim de semana de pedaladas orientadas “puras e duras”, juntando ao desafio duma orientação segura através duma vasta e densa rede de caminhos, uma elevada exigência física determinada pela altimetria dos percursos.

Mantendo a invencibilidade na Taça de Portugal da presente temporada, Davide Machado (.COM) foi a figura de destaque nos dois dias de prova, impondo-se aos seus adversários por margens dilatadas. Uma diferença superior a nove minutos sobre Mário Guterres (ADFA) no primeiro dia e mais de oito minutos sobre João Ferreira (CAB) no segundo dia, são bem a demonstração da superioridade do atleta da Póvoa de Lanhoso e actual 19º classificado do Ranking Mundial da Federação Internacional de Orientação. Mário Guterres e João Ferreira esgrimiram entre si argumentos pela posse dos lugares imediatos, com os mais de onze minutos angariados por Guterres sobre o seu adversário direto na longa etapa de Distância Longa a fazerem toda a diferença no apuro de contas final.

Na Elite feminina, a jornada foi 100% vitoriosa para Susana Pontes (COC), apostada em conquistar a Taça de Portugal pela 12ª vez consecutiva. A superioridade da atleta ficou particularmente bem vincada na primeira etapa, na qual se impôs a Rita Gomes (BTT Loulé/BPI) por margem muito próxima dos quarenta e três (!) minutos. No cômputo das duas etapas, Ana Filipa Silva (CPOC) viria a ser segunda classificada, com Rita Gomes a fechar o pódio. Coletivamente, a turma algarvia do BTT Loulé/BPI permanece apostada em garantir o mais precocemente possível a sua quinta vitória consecutiva na Taça de Portugal de Orientação em BTT (clubes) e foi a grande vencedora com um total de 2713,47 pontos. A curta distância, na segunda posição, classificou-se o COC com 2559,98 pontos. O terceiro lugar foi ocupado pela ADM Ori-Mondego com um registo de 1632,32 pontos.


Resultados

Homens Elite
1. Davide Machado (.COM) 200,00 pontos
2. Mário Guterres (ADFA) 176,56 pontos
3. João Ferreira (CAB) 174,09 pontos
4. Marco Palhinha (CP Abrunheira) 154,88 pontos
5. Daniel Marques (COC) 152,19 pontos

Damas Elite
1. Susana Pontes (COC) 200,00 pontos
2. Ana Filipa Silva (CPOC) 165,07 pontos
3. Rita Gomes (BTT Loulé/BPI) 157,62 pontos


[Foto: Davide Machado / instagram.com]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: