quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

WTOC 2015: Evento apresentado em Conferência de Imprensa



A Croácia irá acolher, de 22 a 28 de Junho, a 12ª edição do Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão. O evento foi apresentado em Conferência de Imprensa e o Orientovar foi ao seu encontro, lançando um primeiro olhar sobre o WTOC 2015.


Pela primeira vez na sua história, a Croácia irá receber um evento de vulto com a chancela da Federação Internacional de Orientação. De 22 a 28 de Junho próximos, as cidades de Zagreb e Karlovac acolhem o Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2015, numa organização do clube OK Vihor, Federação de Orientação da Croácia e Federação Internacional de Orientação.

Palco das series qualificatórias de TempO, a cidade de Karlovac foi a anfitriã da Conferência de Imprensa que decorreu no Polidesportivo Municipal e marcou o lançamento oficial do evento. Presentes, para além do Presidente da Municipalidade de Karlovac, Damir Jelic, o Diretor do WTOC 2015, Damir Gobec, a responsável pela Cartografia, Ivana Gobec, o Presidente da comunidade desportiva de Karlovac, Želimir Feitl e o coordenador do município e elo de ligação com a Organização do evento, Mladen Kuka.


Conseguiremos atingir os mais elevados padrões de qualidade”

No uso da palavra, Damir Gobec referiu que a escolha de Karlovac se ficou a dever “à sua localização ideal, rios e parques aprazíveis com uma boa rede de caminhos e um centro histórico muito bonito”. Salientando ser esta a primeira vez que uma competição de Orientação de Precisão tem lugar em Karlovac, Damir Gobec mostra-se satisfeito com o interesse que o evento tem suscitado nos responsáveis locais: “A organização tem tido todo o apoio das autoridades. Este é um evento com um elevado grau de exigência mas com a ajuda dos nossos colegas de Karlovac estou certo que conseguiremos atingir os mais elevados padrões de qualidade”, asseverou.

Ivana Gobec usou igualmente da palavra, fazendo para os representantes dos órgãos de comunicação social presentes uma breve apresentação da disciplina de Orientação de Precisão. De seguida, debruçou-se sobre o particular momento das séries qualificatórias de TempO, que decorrerão em Karlovac no dia 25 de junho: “Desenhámos um mapa novo, especialmente para esta ocasião e após as séries qualificatórias iremos ter um momento muito especial, com o anúncio de todos os atletas qualificados para a Final, com a entrega do dorsal respectivo de acordo com a sua classificação e ainda com a oferta de uma pequena lembrança.”


23 países inscritos

Depois da Cerimónia de Abertura, que terá lugar a 23 de Junho no Parque Bundek, o primeiro momento competitivo do WTOC 2015 terá lugar no dia seguinte com a realização, no Mapa de Divjača (Sesvete, Zagreb), da primeira etapa de PreO. No dia 25, como já foi dito, têm lugar em Karlovac as séries qualificatórias de TempO, cuja Final está marcada para o dia 26, em Blato, Zagreb. O programa competitivo encerra no dia 27 de Junho com a realização, de novo no mapa de Blato, da segunda etapa de PreO e o consequente apuramento dos Campeões Mundiais nas Classes Aberta e Paralímpica e ainda do vencedor da competição por Equipas. Extra-competição, os participantes no WTOC 2015 terão ainda a oportunidade de participar, no dia 28, na actividade de demonstração da Estafeta de PreO, modelo que entrará em vigor em 2016 e substituirá a Competição por Equipas. Acrescente-se que a Supervisão Internacional é da responsabilidade da dinamarquesa Vibeke Vogelius, assistida pelo finlandês Lauri Kontkanen, enquanto o traçado de percursos terá a assinatura de Zdenko Horjan.

Numa altura em que encerrou o prazo para as inscrições preliminares, foram 23 as selecções que manifestaram já o seu interesse em participar no WTOC 2015. São elas: Alemanha, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Grã-Bretanha, Hong Kong, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Letónia, Lituânia, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Rússia, Suécia e Ucrânia. Quanto ao país anfitrião, a Croácia, vale a pena recordar que os primeiros passos nesta disciplina foram dados em Vasteras, na Suécia, aquando da primeira edição do Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão. Mas foi só em 2008, na República Checa, com a inscrição oficial da sua selecção pela primeira vez, que uma nova era se abriu para a Orientação de Precisão na Croácia. Desde então, os resultados têm-se feito notar ao mais alto nível e a Croácia detém no seu currículo um total de 8 medalhas conquistadas em Campeonatos do Mundo, metade das quais a título individual. Uma breve nota, a finalizar, para lembrar que a Croácia é a Campeão do Mundo em título na Competição por Equipas.

Acompanhe a par e passo todos os desenvolvimentos em torno do WTOC 2015 em http://www.wtoc2015.org/.

[Foto gentilmente cedida por Damnir Gobec]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido
  

Sem comentários: