sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

POM 2015: Noruegueses do Halden SK triunfam na Estafeta Mista de Sprint



O Portugal O' Meeting 2015 já começou. Naquele que a organização designou por dia 0, as atenções estiveram centradas na urbanização Mira Villas, com a realização duma muito disputada prova de Estafeta Mista de Sprint SPORTident Sprint Relay. Constituida por Kine Hallan Steiwer, Antonio Martinez Pérez, Espen Fiskum e Mari Fasting, a turma norueguesa do Halden SK O-POR foi a grande vencedora.


Mira recebeu, ao início da tarde de hoje, a SPORTident Sprint Relay que marcou o arranque do Portugal O' Meeting 2015. Formato recentemente aprovado pela Federação Internacional de Orientação - a nível de Campeonatos do Mundo, apenas foi introduzido em 2014 -, a Estafeta Mista de Sprint foi realizada hoje pela primeira vez no nosso País, mostrando também em Mira o porquê de ser tão apelativa do ponto de vista mediático. Outra das inovações teve a ver com o sistema SPORTident utilizado, o "touch free" SPORTident AIR+, uma estreia absoluta em provas de Orientação Pedestre no nosso País. Só a chuva decidiu não colaborar na festa, acabando por ser uma das protagonistas da jornada pelos piores motivos.

A prova decorreu no interior do perímetro da Urbanização Mira Villas e contou com a participação de 56 equipas na Classe de Competição e de 37 na Classe Aberta, para um total de 368 participantes. Paralelamente, teve lugar uma prova aberta de Sprint que atraiu 180 participantes distribuídos por seis escalões. Na prova rainha, a vitória sorriu à turma norueguesa do Halden SK O-POR, composta por Kine Hallan Steiwer, Antonio Martinez Pérez, Espen Fiskum e Mari Fasting, com um tempo de 1:05:25 e uma vantagem de escassos sete segundos sobre a Russia, de Yulia Novikova, Georgiy Mavchun e Galina Vinogradova, reforçada com o português João Mega Figueiredo. À entrada para o derradeiro percurso, porém, a liderança pertencia à turma do Järla Orientering, que viu Karolin Ohlsson fazer mp, ficando assim de fora da luta pela vitória. Com uma equipa muito jovem, a Escócia 2 foi a grande sensação da prova, mas Jessica Tullie não conseguiu, no derradeiro percurso, segurar a vantagem arrecadada pelos seus colegas Ruth Holmes, Alasdair McLeod e Hector Haines, quedando-se na terceira posição, a 37 segundos dos vencedores.

Na Classe Aberta, a vitória sorriu à turma do POM-BÄR 0 (Samuel Keller, Niklaus Rey, Asmael Röthlisberger e Philipp von Arx). Na prova individual de Sprint, Mia Bekhus (Fredrikstad SK – OPO) e Aleksander Ivail Ivanov (Begun Varna – OPOR) foram os vencedores dos escalões Jovens F/M, Bente Madsen (Johnsen Airways) e Ivailo Venelinov Ivanov (Begun Varna – OPOR) triunfaram em Veteranos F/M e Inga Kazlauskaite (OK Linné) e Frédéric Tranchand (PR) levaram de vencida os Escalões Sénior Feminino e Masculino, respetivamente.


Resultados

SPORTident Sprint Relay

1. Halden SK O-POR 1 (K. H. Steiwer, A. M. Pérez, E. Fiskum, M. Fasting) 1:05:25
2. Rússia 0 (Y. Novikova, G. Mavchun, J. M. Figueiredo, G. Vinogradova) 1:05:32
3. Escócia 2 (R. Holmes, A. McLeod, H. Haines, J. Tullie) 1:06:02
4. Halden SK O-POR 2 (I. M. Næss Bjørgul, F. Eliasson, F. Portin, H. H. Nordbrøden) 1:06:58
5. Austria O Team 3 (A. Goetsch, M. Gröll, M. Peter, T. E. Gvildyte) 1:07:35
6. Swiss Orienteering 2 (M. Seiterle, K. Hägler, B. Rollier, F. Doerig) 1:08:15

Saiba mais em www.pom.pt/pt/

[Foto: Susana Reis / facebook.com/portugal.o.meeting]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: