segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

MCO 2015: Espanha vence pelo quarto ano consecutivo



Pelo quarto ano consecutivo, a Espanha conquistou os Campeonatos do Mediterrâneo de Orientação, secundada pelo país anfitrião, Israel, e com a Turquia a quedar-se na terceira posição. Individualmente, a distribuição das vitórias pautou-se pelo equilíbrio, com a espanhola Anna Serralonga a ser a figura em maior evidência.


O Vale de Jezreel, junto à histórica cidade israelita de Nazaré, foi palco da 4ª edição dos Campeonatos do Mediterrâneo de Orientação. Disputado em simultâneo com os Campeonatos Abertos de Israel, o evento foi constituído por uma etapa de Sprint, uma etapa de Distância Longa e uma de Distância Média, as duas últimas pontuáveis para o Ranking Mundial. Referência especial para o facto de os Campeonatos terem contado com a participação de cerca de quatrocentos atletas em representação de 21 nações, o que constituiu um máximo histórico naquele país do Médio Oriente.

Após um começo demolidor da equipa espanhola na etapa de Sprint, com quatro vitórias e três segundos lugares nos quatro escalões de competição (H/D21 e H/D20), a Distância Longa viria a ser marcada pelo mau tempo, com muitos atletas a verem as suas aspirações num bom resultado a irem literalmente por água abaixo, nomeadamente os espanhóis Andreu Blanes e Raul Ferrá, desclassificados por “mp”. Todavia, as vitórias de Marta Guijo (W20), Álvaro Prieto (H20) e Ona Rafols (W21) garantiam uma margem de certo conforto à partida para a derradeira etapa.

Na etapa de Distância Longa, os atletas Israelitas estiveram em grande plano, ao passo que a Espanha voltou a não poder contar com Blanes e Ferrá à sua verdadeira altura. O triunfo de Anna Serralonga neste derradeiro ato acabou por ser determinante, garantindo à Espanha o título pela quarta vez em quatro edições dos Campeonatos. Israel, Turquia, Sérvia e Itália concluiram por esta ordem nas posições imediatas. A Sérvia acolherá a competição no próximo ano, a disputar entre os dias 23 e 26 de Junho.

Para mais informações, consulte a página oficial do evento em http://israelorienteering.org/2015-mco/.

[Foto: D. Ravid / flickr.com]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: