quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Duas ou Três Coisas Que Eu Sei Dela...



1. A primeira prova de Orientação na República Checa (então designada Checoslováquia) teve lugar em Zlín, no ano de 1950. Desde então, a Zlín Cup nunca deixou de se realizar, sendo, alíás, uma das competições de caráter regular mais antigas do mundo. Para celebrar o seu 65º aniversário, está patente em Zlín uma exposição comissariada por Jan Žemlík, o homem que está por trás do primeiro Museu da Orientação do mundo, o Centro para a História da Orientação. A mostra apresenta alguns documentos e instrumentos preciosos, traçando a história da Orientação, quer na República Checa quer a nível mundial, desde os seus primórdios até aos dias de hoje. Crónicas de clubes e eventos, dos anos 50 em diante, medalhas, troféus, bússolas, selos – tudo aquilo que possa ver a ter com a Orientação. E o que seria uma exposição destas sem mapas? Uma cópia do mapa da primeira competição internacional, levada a cabo na Noruega em 1897, bem como o mapa original dessa primeira competição na República Checa, em 1950, são apenas alguns dos documentos que integram a exposição. O artigo – do qual esta é apenas uma parte – é da autoria de Anna Jacobsson e é apenas um dos muitos que integram o último número da Inside Orienteering, a newsletter da Federação Internacional de Orientação. Se ainda não o folheou, por favor não deixe de o fazer. Está lá tudinho em http://orienteering.org/edocker/inside-orienteering/2015-1/InsideOrient%201_15.pdf.


2. “Imagine-se fazendo parte duma gigantesca partida em massa, juntamente com os seus colegas de equipa, amigos e orientistas dos quatro cantos do mundo. O medo da escuridão vai-se desvanecendo à medida que o grupo compacto se embrenha na floresta. Milhares de pequenas luzinhas parecem criar um rasto de fogo, com os heróis da Orientação à conquista dum espetacular bosque norueguês. É escuro e é mágico”. É desta forma que “Night Hawk” se apresenta, naquilo que procura ser uma resposta às ultra-populares Tiomila (Suécia) e Jukola (Finlândia), ao encontro duma grande estafeta internacional noturna na Noruega. “Queremos que os atletas, os clubes, as regiões e a Federação avancem com uma Estatefa internacional, que seja uma grande aventura em solo norueguês. Esta será uma experiência que procurará estar na base duma nova geração de orientistas”, diz Andres Tiltnes, o homem por detrás da “Night Hawk”. Conhecida anteriormente como “Krokskogstafetten”, a “Night Hawk” foi uma importante competição nos anos 70, na região de Oslo. Todos os orientistas noruegueses participavem e apenas os suecos mais duros conseguiam terminá-la. Quanto aos finlandeses, só lhes chegavam rumores do evento. Agregando os mais jovens, homens, mulheres e veteranos, numa prestigiosa experiência em terrenos desafiantes e divertidos, a terceira edição da “Night Hawk” terá lugar em Asker, nos próximos dias 14 e 15 de Agosto. “O sonho desta equipa é prosseguir com a obra criada pelos nossos predecessores e deixar algo para as gerações futuras. Não sejas medíocre. Sê um Night Hawk”. Para saber mais, visite por favor a página http://nighthawk.no/.


3. No “regresso à calma”, após o ciclo de eventos internacionais de Orientação que marcaram as quatro últimas semanas no nosso País, o protagonismo vai para o Desporto Escolar com mais de um milhar de alunos de Escolas ou Agrupamentos das regiões Norte e Lisboa e Vale do Tejo em ação para mais duas etapas dos respectivos Circuitos Regionais de Desporto Escolar 2014/2015. A Norte, a prova terá lugar no Monte da Senhora da Assunção, em Santo Tirso, numa actividade organizada pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e que conta com os apoios da Coordenação Local de Desporto Escolar – Porto, Federação Portuguesa de Orientação, NAST e Câmara Municipal de Santo Tirso. A segunda actividade decorrerá no Jardim do Cerco e Tapada de Mafra, cabendo a sua organização à estrutura da CLDE do Oeste, com os apoios da Federação Portuguesa de Orientação, Escola de Armas e Câmara Municipal de Mafra. A competição é destinada a todos os escalões – masculinos e femininos, matriculados em estabelecimentos de educação e ensino oficial e particular, aderentes ao Programa do Desporto Escolar 2014/2015 nos Grupos-Equipa de Orientação e Multiatividades de Ar Livre -, havendo igualmente percursos abertos a todos os amantes da modalidade e público em geral, com graus de dificuldade diversos. Em ambos os casos, as etapas da manhã terão o seu início às 10h30, decorrendo a segunda etapa a partir do início da tarde (13h30 em Santo Tirso e 14h30 em Mafra). Para mais informações, consulte as páginas dos eventos em http://gd4caminhos.com/events/eventos-outros/ori-desp-escolar-2015 e https://sites.google.com/site/oestedesportoescolar/modalidades/orientacao/2014-15.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: