terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Duas ou três coisas que eu sei dela...


1. Terminada a primeira fase de inscrições do Campeonato da Europa de Orientação em BTT EMTBOC 2015, são até ao momento em número de 98 os atletas que manifestaram o seu interesse em participar no evento, que terá lugar em Idanha-a-Nova, entre os dias 7 e 14 de Junho próximo. Rússia, com 13 atletas inscritos, Finlândia com 12, República Checa e Dinamarca com 10 e Áustria, Suécia e Portugal com 9 atletas inscritos cada, são os países mais representados, numa lista que engloba ainda a Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, Lituânia, Noruega, Suiça e Espanha. Paralelamente ao EMTBOC 2015, terão lugar os Campeonatos da Europa de Júniores de Orientação em BTT EJMTBOC 2015, os Campeonatos da Europa de Jovens de Orientação em BTT EYMTBOC 2015 e ainda os Campeonatos do Mundo de Orientação em BTT WMMTBOC 2015, com um total de 220 atletas inscritos até ao momento no conjunto das três competições. Tudo para ir acompanhando em http://mtbo15.fpo.pt/index.php/en/.


2. Com os ecos dos recentes Campeonatos da Europa a fazerem-se sentir ainda, a “tribo” da Orientação em Esqui deixa Lenzerheide, na Suiça, deslocando-se 2.000 km para Norte. Local de nascimento do grande artista norueguês Edvard Munch, Løten e a sua região acolhem os Campeonatos do Mundo de Orientação em Esqui WSOC 2015, fazendo recair sobre si as atenções ao longo de toda a semana. O programa competitivo arranca já hoje com a disputa do título mundial de Estafeta Mista de Sprint, que é pertença da Suécia. As finais de Sprint e de Distância Longa preenchem o programa de quarta e quinta feira, enquanto o sábado e o domingo marcam o encerramento do evento com as finais de Distância Média e de Estafeta. Grandes figuras dos Europeus 2015, Stanimir Belomazhev, Erik Rost e Andrey Lamov, no setor masculino, e Iuliia Tarasenko, Tatyana Oborina e Mervi Pesu, no feminino, recolhem a maior fatia de favoritismo no tocante à conquista do ouro. Mas nomes como os de Josefine Engström, Tove Alexandersson, Hana Hancikova, Hans Jørgen Kvale, Christian Spoerry, Andreas Holmberg, Oyvind Watterdal e alguns outros são bem capazes de dar a volta às previsões. Refira-se que, em simultâneo com o WSOC 2015, terão lugar o Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação em Esqui JWSOC 2015 e o Campeonato da Europa de Jovens de Orientação em Esqui EYSOC 2015. Saiba mais em http://www.skio2015.no/.


3. Cidade Europeia do Desporto, La Nucía foi palco este fim de semana da prova de abertura da Liga Espanhola de Orientação Pedestre 2015. Organizado pelo C.O. Sant Joan, o XIV Trofeo Internacional Costa Blanca de Orientación atraiu um total de 802 participantes em representação de 11 países. Pontuável para o Ranking Mundial da IOF, a etapa de Distância Média que preencheu o programa do primeiro dia de competição teve no espanhol Antonio Martínez Pérez e na checa Jana Knapova os grandes vencedores. O programa encerrou com uma etapa de Distância Longa, que viu o sueco Jonas Leandersson e a russa Svetlana Mironova vencerem por margens muito dilatadas. Como consequência direta dos resultados da segunda etapa, Jonas Leandersson levou de vencida o Troféu no escalão de Elite masculina com um tempo total de 1:55:40, contra 1:59:39 de Roger Casal Fernández e 2:03:46 de Ralph Street, respetivamente segundo e terceiro classificados. Na Elite feminina, Svetlana Mironova foi a vencedora com o tempo de 1:57:04, com Léa Vercellotti e Jana Knapova a ocuparem as posições imediatas com mais 1:51 e 3:27 que a vencedora. A melhor atleta espanhola foi Violeta Feliciano Sanjuan, ocupando a quarta posição com um registo de 2:15:12. Resultados completos e demais informações em http://www.wre2015lanucia.clubosantjoan.com/es/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: