quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

AOM 2015: Tudo a postos!



Quando forem 15h40 em Espanha (menos uma hora em Portugal), terá amanhã início o Andalucia O' Meeting 2015, uma das mais prestigiadas e concorridas provas do Calendário de Inverno em Espanha. No seio dum cartel de luxo – que inclui, entre outros, Daniel Hubmann, o nº 2 do Ranking Mundial -, Portugal faz-se representar por 23 atletas, entre os quais alguns dos grandes valores da Orientação nacional.


Pela segunda vez consecutiva, a localidade costeira de Punta Umbría acolhe o Andalucia O' Meeting 2015, evento que é já uma referência da Orientação espanhola e mundial em cada início de temporada. Segunda prova pontuável para o calendário da Liga Espanhola de Orientação Pedestre 2015, o AOM 2015 é uma organização do Sun-O e do Ayuntamiento de Punta Umbría, contando com os apoios do Patronato Provincial de Turismo, do próprio Consistorio e da Junta de Andalucia.

Com um total de 890 inscritos, procedentes de 24 países (números aos quais se devem acrescentar os participantes nos escalões abertos) o AOM 2015 dá o pontapé de saída na tarde de amanhã com o Prólogo, num formato seguramente divertido – partida “em massa”, dois percursos formais e dois percursos de 'score', alternadamente – e que servirá de ponto de partida para três etapas “a sério”, nos dias seguintes. No sábado terão lugar as etapas de Distância Média (da parte da manhã) e de Sprint (a partir das 16h30, hora de Espanha), ambas pontuáveis para os respetivos Rankings Mundiais. O AOIM 2015 encerra no domingo com a realização duma etapa de Distância Longa. De referir que o traçado de percursos da etapa de Distância Média WRE tem a assinatura de Cristian Bellotto, o mesmo que, com o traçado da final de Distância Média do Campeonato do Mundo de Itália, alcançou o prémio “Course of the Year 2014”, promovido pelo World of O.


Portugueses marcam presença

Entre os favoritos, destaque para o nº 2 do ranking mundial, o suiço Daniel Hubmann, que chega a Punta Umbría com as suas 16 medalhas conquistadas em Campeonatos do Mundo (três medalhas de prata em 2014) e 10 em Campeonatos da Europa (dois ouros nos Europeus de Palmela). Os grandes adversários do suiço serão o letão Edgars Bertuks, o belga Yannick Michiels, o britânico Scott Fraser e o jovem russo Gleb Tikhonov. Verdadeiro timoneiro da “armada espanhola”, Andreu Blanés será a grande baixa neste “casting” de luxo. Campeã Mundial de Distância Longa e Vice-Campeão Europeia de Distância Longa, Svetlana Mironova é o nome maior no setor feminino, tendo nas norueguesas Marianne Andersen e Siri Ulvestad as maiores adversárias.

Em Punta Úmbria irão estar, igualmente, um pouco mais de duas dezenas de atletas portugueses, destacando-se os nomes de Tiago Aires e Raquel Costa, ambos do GafanhOri, e Tiago Gingão Leal e Carolina Delgado, do GD4C. Miguel Reis e Silva será outro dos portugueses presentes no AOM 2015, aqui a representar o seu clube finlandês do Turun Metsänkävijät.

Para informações mais detalhadas, consulte por favor a página do evento em http://andaluciaomeeting.com/.

[Foto: Ayuntamiento de Punta Umbría / puntaumbria.es]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: