terça-feira, 6 de janeiro de 2015

WTOC 2015: Divulgados critérios de apuramento




Acabam de ser tornados públicos os critérios de apuramento para o Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2015, que este ano terão lugar na Croácia. A grande novidade consiste num critério independente em cada uma das vertentes de competição – PreO e TempO -, com provas de seleção distintas para ambos os casos.


Em Ofício publicado na sua página online [AQUI], a Federação Portuguesa de Orientação tornou ontem públicos os critérios de apuramento para o Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2015, que se disputarão em Zagreb (Croácia), de 22 a 28 de junho próximo. Definidos pela Comissão Técnica Nacional de Orientação de Precisão, os critérios passam a reconhecer de forma tácita a especificidade de cada uma das vertentes de competição – PreO e TempO -, dando-lhes um cunho independente e estendendo essa atitude aos atletas que virão a ser chamados a vestir as cores da selecção. Se quiséssemos usar uma imagem mais própria da Pedestre, diríamos que a formação das quinas será uma só mas, enquanto uns correrão o Sprint, outros disputarão a Longa (e até poderá acontecer que Sprint e Longa venham a ser corridos por uma e a mesma pessoa).

A selecção dos atletas terá como base os resultados obtidos nas competições IV Costa Alentejana O’Meeting e II Campeonato Nacional de TempO, ambas pontuáveis para a Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2015 e abertas a todos os atletas Federados, independentemente do seu grau de experiência na Orientação de Precisão. Para a competição de TempO do WTOC 2015, serão convocados os dois primeiros classificados no II Campeonato Nacional de TempO, agendado para o dia 11 de Abril, ao passo que para a competição de PreO do WTOC 2015 serão convocados os dois primeiros classificados da Classe Aberta e o primeiro classificado da Classe Paralímpica no IV Costa Alentejana O’Meeting, a realizar em Santiago do Cacém, no dia 21 de Março. “Não haverá lugar à atribuição de pontos de organização, ou seja, os elementos envolvidos nas organizações não terão direito a qualquer ponto relativo à mesma, que conte depois para os critérios de selecção acima mencionados”, pode ler-se ainda no Ofício.


TempO em Coruche com 52 inscritos

A Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2015 dá o pontapé de saída já no próximo dia 10, sábado, com a disputa duma etapa na variante de TempO. Integrada no programa do II Troféu Coruche Capital Mundial da Cortiça 2015, a prova regista, no fecho das inscrições, a bonita soma de mais de meia centena de participantes, prevendo-se uma jornada de excelente nível e onde a incógnita quanto ao vencedor irá certamente prevalecer até ao final. Este será um ensaio deveras importante para todos aqueles que aspiram a um lugar na seleção, uma vez que constituirá o único apronto digno desse nome antes do “exame final” marcado para Abril. Tudo isto numa variante da Orientação de Precisão ainda pouco divulgada no nosso País, mas com extraordinário impacto ao nível de resultados nas maiores competições internacionais levadas a cabo no ano passado (recorde-se que Nuno Pires e João Pedro Valente lograram um lugar na final do Campeonato da Europa e Luís Gonçalves foi o 9º classificado na final do Campeonato do Mundo).

Com Direção e Traçado de Percursos de Luís Gonçalves e Supervisão de Acácio Porta-Nova, a prova tem o seu início agendado para as 12h30. Terreno típico de montado com detalhes de relevo e de vegetação é aquilo que os atletas poderão esperar, sendo o percurso composto por cinco Estações com cinco pontos/desafios cada. Em cada Estação o atleta disporá de 150 segundos de tempo máximo para responder aos cinco desafios, com aviso aos 130 segundos. Para os menos familizados com o TempO, na zona sul da Arena existirá uma Estação-modelo, em formato ‘self-service’ (sem elementos da organização). A estação terá as mesmas condições das que serão utilizadas em prova (mapa a 1:4000 e 6 balizas no terreno, de Alfa a Foxtrot). A lista de partidas será divulgada amanhã na página do II Troféu Coruche Capital Mundial da Cortiça 2015 e estará disponível na zona de quarentena (Arena) e nas partidas, no dia da prova. As informações técnicas completas podem ser consultadas em http://trofeucoruche2015.coac.pt/index.php/blog/tempo.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: