segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Portugal O' Meeting 2015: A festa está a chegar



Está aí o Portugal O' Meeting 2015. De 12 a 17 de Fevereiro, os concelhos de Mira e Vagos, no Litoral Sul do Distrito de Aveiro, acolhem aquele que é o maior evento do calendário nacional de Orientação Pedestre. Entre os cerca de dois milhares de participantes esperados, o grande destaque vai para o par Campeão do Mundo de Distância Média em título, Olav Lundanes e Annika Billstam.


Cinco anos volvidos sobre a magnífica jornada da Figueira da Foz, o Portugal O' Meeting regressa aos terrenos de dunas da Costa de Prata, para a realização da sua 20ª edição. A responsabilidade organizativa cabe, pela quarta vez no historial do evento, ao Clube de Orientação de Estarreja, numa parceria com a Federação Portuguesa de Orientação e Federação Internacional de Orientação, Câmara Municipal de Mira e Câmara Municipal de Vagos. Integrando um evento modelo, uma prova de Orientação de Precisão e seis competições de Orientação Pedestre – uma das quais a Estafeta Mista de Sprint, uma novidade no nosso País -, o evento distribui-se ao longo de seis dias, tendo sido cartografados para o efeito 26 km2 de mapas novos e desenhados cerca de 600 pontos no terreno.

Organizado pela primeira vez em 1996, foi em 2000 que o Portugal O' Meeting se vinculou em definitivo ao modelo de quatro dias, numa iniciativa do Ori-Estarreja e que teve lugar precisamente em Mira. Em 2007, de novo pelas mãos do Ori-Estarreja, o Portugal O' Meeting entrava na chamada “era moderna”, com a grande investida promocional a ter como resultado a presença em S. Pedro do Sul de 1562 participantes, dos quais mais de mil estrangeiros. Em 2012, ainda e sempre pelas mãos do Ori-Estarreja, o POM via a sua qualidade técnica ser reconhecida ao mais alto nível, com a atribuição do prémio internacional “Percurso do Ano” do World of O, graças ao traçado de Bruno Nazário da prova WRE no mapa do Senhor dos Caminhos, em Sátão. E em 2015, como será?


Mira e Vagos, dois anfitriões à altura do evento

No dia em que dobrou a barreira dos 1500 inscritos, o Portugal O' Meeting 2015 contou com a Cerimónia de Apresentação Pública aberta à Comunicação Social. A Conferência de Imprensa teve lugar na passada sexta feira ao final da tarde, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mira e contou com a presença dos Presidentes de Câmara de Mira e de Vagos, respetivamente Raúl Almeida e Silvério Regalado, bem como de Diogo Miguel, Presidente do Clube de Orientação de Estarreja e Bruno Nazário, Diretor do Evento.

Da apresentação do POM 2015, destaque para essa nota deixada por Bruno Nazário e que contempla quatro objetivos bem definidos para a edição deste ano: “Trazer aos municípios centenas de visitantes, atrair para o evento participantes da região, organizar um evento de nível Mundial e, [por último mas não menos importante], ser o POM com mais participantes de sempre”. O Diretor do Evento realçou igualmente “a excelente recetividade dos municípios de Mira e Vagos em acolher o POM 2015”, aspeto bem patente nas palavras dos dois Presidentes que foram unânimes em apontar o evento como “fator de desenvolvimento do turismo desportivo e do turismo do ambiente”, proporcionando “uma maior divulgação dos Concelhos e da região”. A ideia, segundo ambos, é a de continuar a atrair eventos com este impacto, de forma conjunta, já que “a relação entre os dois municípios é excelente e está a dar frutos”, disseram.


As estrelas do POM 2015

Com 1782 participantes de 26 países oficialmente registados a poucas horas do fecho do primeiro prazo de inscrições, momento de olhar para os nomes maiores desta vasta lista. Número 1 do ranking mundial, o noruguês Olav Lundanes é a grande figura do POM 2015. Campeão do Mundo de Distância Média em título, o norueguês conta ainda com outros dois títulos mundiais e dois títulos europeus de Elite no seu currículo, bem como sete vitórias em etapas pontuáveis para a Taça do Mundo, quatro títulos mundiais júniores e duas vitórias na “clássica” Estafeta Jukola. No setor feminino, a sueca Annika Billstam é a grande figura, ela que ostenta o título de Campeã do Mundo de Distância Média e ocupa a 5ª posição do ranking mundial (foi ainda campeã do Mundo de Distância Longa em 2011 e venceu três etapas pontuáveis para a Taça do Mundo). Gustav Bergman (Suécia), Baptiste Rollier e Martin Hubmann (Suiça), Magne Daehli (Noruega) e Edgars Bertuks (Letónia) são outros nomes a ter em conta ao nível da Elite masculina, numa lista que engloba 8 atletas que integram o top 25 do ranking da Federação Internacional de Orientação, quatro dos quais no top 10 (Lundanes #1, Bergman #7, Rollier #8, Daehli #9). Entre as senhoras, uma palavra também para a norueguesa Mari Fasting, 6ª classificada do Ranking mundial, para as finlandesas Sofia Haajanen e Minna Kauppi, respetivamente 12ª e 14ª do ranking, para a sueca Maria Magnusson, 20ª da tabela e para a francesa Amélie Chataing, que ocupa atualmente a 24ª posição do ranking mundial da IOF.

Finalmente, um olhar sobre o programa deste POM 2015 que tem na etapa de Distância Longa do terceiro dia, pontuável para o ranking mundial da modalidade, o seu momento alto. O programa competitivo fica completo com duas outras etapas de Distância Longa, no primeiro e último dia do evento, e uma etapa de Distância Média no 2º dia. As quatro etapas são pontuáveis para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2015. Pontuável para a Taça de Portugal de Orientação de Precisão Invacare 2015, o Invacare PreO POM ocupará a tarde do 2º dia, contabilizando até ao momento 90 atletas inscritos de 13 países. Uma Estafeta Mista de Sprint, no dia 13 de Fevereiro e um Sprint Noturno na Praia de Mira, no dia seguinte, completam o programa. As últimas palavras são de Bruno Nazário e dirigidas aos indecisos: “O Portugal O' Meeting é aquela prova pela qual toda a gente anseia. Temos para oferecer a mais vasta área de mapas novos algumas vez feitos para uma edição do POM e percursos desafiantes traçados a pensar na satisfação de todos aqueles que vierem até Mira e Vagos. Fica o convite para que se desloquem até cá, entre os dias 12 e 17, e venham participar na maior festa da Orientação em Portugal”.

[Foto gentilmente cedida por Bruno Nazário]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido
  

Sem comentários: