domingo, 18 de janeiro de 2015

I Trail de Orientação de Castelo Branco: Alguém disse Rogaine?



Planear o próprio percurso e visitar o maior número de pontos possível numa janela de tempo previamente estabelecida, tal é a proposta do I Trail de Orientação de Castelo Branco. O evento está agendado para o dia 28 de Março e constitui uma oportunidade única de experimentar uma modalidade com escassa divulgação no nosso País, o Rogaine.


No próximo dia 28 de Março, o COBIS – Clube de Orientação da Beira Interior Sul leva a efeito o I Trail de Orientação de Castelo Branco. Disputado na modalidade de Rogaine, trata-se dum evento em que os participantes têm de se deslocar a pé e, com a ajuda dum mapa e duma bússola, conseguir a máxima pontuação, ao encontro do maior número possível de pontos de controlo colocados no terreno, em ordem livre. Estratégia, orientação e resistência física são, pois, os princípios orientadores duma modalidade pouco divulgada no nosso País mas com extraordinária aceitação, por exemplo, na vizinha Espanha.

O I Trail de Orientação de Csstelo Branco terá a partida no Santuário de Nossa Senhora de Mércules e chegada na Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB), onde funcionará igualmente, o Centro do Evento. O mapa a utilizar será a Carta Militar de Portugal atualizada, com escala 1:25000 e equidistância de 10 metros e ainda o mapa de Orientação da ESACB, com escala 1:10000 e equidistância de 5 metros. A partida será dada em massa, pelas 09:30, sendo o tempo de prova de 2 horas e meia (tempo limite de três horas, com penalização). O único meio auxiliar de orientação permitido é a bússola e o controlo será feito por intermédio de Cartão, sendo obrigatória a marcação dos pontos de controlo na respetiva quadrícula. No final haverá prémios para os três primeiros classificados e lembranças para todos os participantes.


O que é o Rogaine?

Desporto de natureza de longa distância, o Rogaine nasceu na Austrália em finais da década de 40 do século passado. Rod Phillips, Gail Daves e Neil Philllips foram os seus criadores, decidindo “emprestar” as iniciais dos seus nomes à nova modalidade e, daí o termo “RoGaiNe”. Em Abril de 1976 o nome e as regras foram formalmente adotadas e surgiu a primeira Associação a nível mundial, a Victorian Rogaining Association. Também teve lugar nessa data a primeira competição oficial. O Rogaine acabava de nascer.

Modalidade cujos eventos, na versão competitiva ao mais alto nível, se desenrolam ao longo de 24 horas, o Rogaine permite a organização de variantes mais curtas. O trabalho em equipa de dois a cinco elementos, a resistência, a competição e uma valorização do ambiente natural são características desta modalidade. A sua tutela pertence à International Rogaining Federation [na sua Assembleia-Geral do passado mês de Julho, a Federação Internacional de Orientação rejeitou a proposta da Federação Russa no sentido de incluir o Rogaine entre as disciplinas tuteladas pelo organismo máximo] e o quadro de competições inclui um Campeonato do Mundo, de caráter anual, e que terá este ano a sua 13ª edição na Lapónia (Finlândia).

Para saber mais sobre o I Trail de Orientação de Castelo Branco, consulte a página do evento no Facebook em https://www.facebook.com/events/333499743516767/?pnref=story.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: