quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

ESOC 2015: Suécia de ouro na Estafeta Mista de Sprint



Quebrando uma sequência de três medalhas de ouro para a Rússia, Erik Rost e Josefine Engström ofereceram à Suécia o título europeu de Estafeta Mista de Sprint, ao venceram a prova que preencheu o programa do terceiro dia dos Campeonatos da Europa de Orientação em Esqui.


Teve lugar na manhã de hoje, em Lenzerheide, a terceira prova do programa competitivo dos Campeonatos da Europa de Orientação em Esqui ESOC 2015. Conjuntos mistos e a espectacularidade das provas combinadas foram ingredientes para uma Estafeta Mista de Sprint emocionante e que contou com a participação de 26 equipas de dois elementos (pelo menos um dos quais do género feminino), em representação de doze países. Disputada de forma oficial pela primeira vez em Sumy, na Ucrânia, em 2012, a Estafeta Mista de Sprint tinha visto a Rússia quedar-se com a medalha de ouro nas três anteriores edições. Hoje, porém, tudo haveria de ser diferente, com os russos a não conseguirem recuperar dum mau início e a terem de se contentar com a quarta posição, alcançada por Andrey Lamov e Iuliia Tarasenko, um dos pares apontados à partida como grande favorito à conquista do ouro.

Vice-campeã da Europa em 2014, a equipa nº 1 da Bulgária foi a mais rápida no primeiro percurso, com Antoniya Grigorova-Burgova a entregar o testemunho a Stanimir Belomazhev com uma vantagem de seis segundos sobre a checa Hana Hancikova e numa altura em que as 14 primeiras equipas rolavam num intervalo de tempo de escassos 60 segundos. Anulando a diferença de 32 segundos que a separava de Belomazhev, a segunda equipa da Noruega dava a nota de sensação no final do segundo percurso, com Jorgen Madslien a lançar Anna Ulvensoen para o comando das operações com 11 segundos de vantagem sobre Grigorova-Burgova. O par norueguês mostrava-se em dia sim e a vantagem não cessou de crescer nos dois percursos seguintes, cifrando-se em 47 segundos à entrada para o penúltimo percurso.


Final épico

Era chegado o quinto percurso e, com ele, o momento das grandes decisões. Separadas entre si por escassos 30 segundos, as primeiras equipas da Suécia, Bulgária e Rússia aguardavam um deslize dos noruegueses para tomar de assalto a liderança. Anna Ulvensoen dava mostras de acusar o desgaste e a pressão, acabando por perder mais de um minuto para a sua mais direta perseguidora, a sueca Josefine Engström, caindo para o terceiro posto. A segunda posição era agora pertença da equipa nº 2 da Suécia, após uma prestação sensacional de Tove Alexandersson, a fazer hoje a sua estreia nos Campeonatos. Noruega e Bulgária lutavam rijamente pela medalha de prata, enquanto o russo Andrey Lamov se confrontava com a necessitava de recuperar 28 segundos para ter ainda hipóteses de chegar ao bronze.

O último percurso foi épico. Grande figura desta final, Jorgen Madslien viria a ficar bem cedo fora de combate graças a um “mp” logo no primeiro ponto de controlo. Erik Rost soube gerir a vantagem de 19 segundos sobre Andreas Holmberg, conquistando para a Suécia um título que fica para a história e garantindo, ao mesmo tempo, a sua segunda medalha de ouro em dois dias consecutivos. Visto a segunda equipa da Suécia não contar para a classificação final, Belomazhev e Kvale lutaram pela medalha de prata até ao limite das suas forças, com o búlgaro a revelar-se mais forte nos derradeiros metros e a levar a melhor sobre o seu adversário. Com uma performance incrível, Lamov foi o mais rápido neste último percurso, mas o tempo recuperado acabaria por se revelar insuficiente para chegar às medalhas, não permitindo à Rússia melhor do que a quarta posição.


Resultados

1. Suécia (Erik Rost / Josefine Engström) 45:35
2. Bulgária (Stanimir Belomazhev / Antoniya Grigorova-Burgova) 46:09 (+ 0:34)
3. Noruega (Hans Jorgen Kvale / Audhild Bakken Rognstad) 46:11 (+ 0:36)
4. Russia (Andrey Lamov / Iuliia Tarasenko) 46:18 (+ 0:43)
5. Finlândia (Staffan Tunis / Mervi Pesu) 46:19 (+ 0:44)
6. Suiça (Gion Schnyder / Carmen Strub) 47:00 (+ 1:25)

Resultados completos e demais informações em http://www.skiolem15.ch/index.php/en/

[Foto: Martin Jörg / skiolem15.ch]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: