segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Duas ou três coisas que eu sei dela...



1. A Suiça prepara-se para acolher, já a partir de hoje, a 8ª edição do Campeonato da Europa de Orientação em Esqui ESOC 2015. Em Lenzerheide encontram-se concentrados os melhores atletas mundiais nesta empolgante disciplina e que irão competir pelos títulos europeus em três distâncias individuais – Sprint, Média e Longa – e duas coletivas – a tradicional Estafeta e a Estafeta Mista de Sprint (equipas de dois elementos, pelo menos um dos quais feminino). Atuais líderes do ranking mundial, o russo Andrey Lamov e a sueca Tove Alexandersson são os cabeças de cartaz duma competição que agrupa um total de 106 participantes. Grandes figuras da edição 2014 do Campeonato da Europa de Orientação em Esqui, a checa Hana Hancikova e a finlandesa Mervi Pesu tentarão contrariar o favoritismo de Tove Alexandersson, revalidando os seus títulos de Sprint e de Distância Longa, respetivamente. No setor masculino, o búlgaro Stanimir Belomazhev e o russo Vladimir Barchukov procurarão resistir às investidas de Andrey Lamov, conservando os seus títulos de Distância Longa e Distância Média, respetivamente. Outros nomes a ter em conta são os do sueco Peter Arnesson, tri-campeão mundial em 2013 e dos norueguês Hans Jorgen Kvale e Lars Moholdt, segundo e terceiro classificados do raking mundial. Vencedora da Taça do Mundo de Orientação em Esqui 2013/2014 e nº 2 do ranking mundial, a russa Tatiana Rvacheva é a grande ausente da competição, tal como a sua colega de equipa, Anastasia Kravchenko, campeã do mundo de Distância Média em título e nº 3 do ranking mundial. Simultaneamente com a disputa do Campeonato da Europa de Orientação em esqui ESOC 2015 terá lugar o 18º Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação em esqui WMSOC 2015. O programa competitivo tem o seu início amanhã com a realização da prova de Sprint. Tudo para acompanhar em www.skiolem15.ch.


2. Vão sendo tornadas publicas algumas das conclusões da reunião conjunta do Conselho e Comissões da Federação Internacional de Orientação, que teve lugar em Frankfurt, durante o fim de semana. Entre elas está a aprovação da candidatura da Federação de Orientação do Egitpo como 79º membro da IOF. Esta decisão é provisória e carece de ratificação na próxima Assembleia-Geral que terá lugar em 2016. Outra das decisões tem a ver com a atribuição da organização do Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão 2017 à Lituânia, país que acolherá igualmente o Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação em BTT 2016. O Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação em Esqui 2017 foi atribuído à Finlândia e as datas para a realização do Campeonato do Mundo de Orientação 2018, na Letónia – de 27 de Julho a 05 de Agosto – foram aprovadas. Finalmente, o Conselho da IOF decidiu-se pela aprovação provisória do SFR Punching System nos eventos WRE (pontuáveis para o ranking mundial). Desenhado em 1993 a propósito da realização na Rússia do primeiro evento da Taça do Mundo de Orientação Pedestre, o SFR Punching System é descrito pelos seus mentores como “análogo ao SportIdent mas muito mais barato” e tem tido enorme aceitação em países como a Ucrânia, Letónia e Lituânia, para além da Rússia, naturalmente. Mais informações em http://orienteering.org/.


3. A página da Federação Britânica de Orientação tem, desde o início de 2015, uma nova e interessante funcionalidade para os amantes da Orientação de Precisão. Trata-se daquilo a que Clive Allen, o seu criador, apelida de “TrailO minisite” e que pode ser visto em http://www.britishorienteering.org.uk/site/trailo. Peça maior da Orientação de Precisão mundial, o artigo de Don Braggins sobre a Introdução ao PreO é apenas um dos documentos de vulto numa coleção que engloba um Guia para Principiantes de TempO, quadros com os momentos mais relevantes do TrailO britânico tanto a nível nacional como internacional, calendários de eventos e ligações a algumas das mais significativas páginas da Orientação de Precisão . Com base neste modelo, o Orientovar propõe-se apoiar a criação duma página em português dedicada exclusivamente à Orientação de Precisão, através do fornecimento de conteúdos (textos e fotos). Os interessados devem enviar as suas sugestões para margarido61@gmail.com.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: