quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Duas ou Três Coisas Que Eu Sei Dela...




1. Quando se aproximam as comemorações do 162º aniversário do nascimento de José Marti, herói da independência cubana, a cidade de Havana recebe um grande evento de Orientação. A organização do I Evento Internacional de Carreras de Orientación en “Parques y Ciudades” tem a assinatura do Instituto Nacional de Desportos, Educação Física e Recreação, em coordenação com Cuba Deportes S.A. e Federação Espanhola de Orientação, distribuindo-se o programa por duas etapas, já nos próximos dias 16 e 17 de janeiro. “Fazer amigos e trocar experiências, criar um espaço de debate social em torno da modalidade e promover a Orientação como um dos desportos de natureza mais completos”, tais são os objetivos traçados pela organização, que vê neste desafio “uma maravilhosa forma de conhecer e desfrutar da história e sociedade cubanas”. O evento tem Direção Técnica de José Angel Nieto Poblete e promete muita energia e animação ao longo das avenidas e espaços verdes da bela cidade Património Mundial da Humanidade. Mais informações e inscrições através dos endereços vicecul@inder.cu, recreac@inder.cu, costa@cubadeportes.cu ou yolanda@cubadeportes.cu.


2. Os Trampolins de Santo Tirso - Clube de Desporto e Aventura colocaram um ponto final na sua atividade em 31 de Dezembro de 2014. Este facto ficou a dever-se, segundo o Professor Pinto André, grande dinamizador das atividades de Orientação e de Pedestrianismo do clube agora extinto, à “evolução natural do processo desportivo de um clube com dimensão internacional, na busca de objectivos mais ambiciosos, decidindo integrar-se noutras estruturas desportivas de forma a reforçar a componente técnica das diferentes modalidades”. Neste contexto, as modalidades de Orientação, Escalada, Caminhadas e Desportos Aventura foram integradas no Núcleo Associativo de Santo Tirso – NAST [www.nast.pt]. “De futuro, tudo funcionará tendo como referência o NAST, embora ainda possam ser recebidas comunicações pelo correio eletrónico habitual orientacao@trampolinssantotirso.com até se regularizar o novo e-mail do NAST”, explica aquele responsável. Portanto, “ano novo, vida nova”, mas as permissas mantêm-se: “O Lazer, o convívio e a boa disposição serão os elementos que nos conjugam nas aventuras de sempre”, conclui Pinto André.


3. Mais de um milhar de alunos de 55 Escolas ou Agrupamentos das regiões Norte e Lisboa e Vale do Tejo participarão no próximo sábado nas duas primeiras etapas dos respectivos Circuitos Regionais de Desporto Escolar. A Norte, a prova terá lugar na emblemática Mata do Camarido, em Caminha, numa actividade promovida pelo Gabinete Coordenador do Desporto Escolar de Viana do Castelo, com coordenação técnica da Secção de Orientação dos Amigos da Montanha. A segunda actividade decorrerá na Vila-Poema de Constância, cabendo a sua organização à estrutura da CLDE da Lezíria e Médio Tejo. A competição é destinada a todos os escalões – masculinos e femininos, matriculados em estabelecimentos de educação e ensino oficial e particular, aderentes ao Programa do Desporto Escolar 2014/2015 nos Grupos-Equipa de Orientação e Multiatividades de Ar Livre -, havendo igualmente percursos abertos a todos os amantes da modalidade e público em geral, com graus de dificuldade diversos. Em ambos os casos, as etapas da manhã terão o seu início às 10h30, decorrendo a segunda etapa ao início da tarde. Para mais informações, consulte as páginas dos eventos em http://www.amigosdamontanha.com/_desporto_escolar_4
.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: