quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Campeonato Mundial Escolar de Orientação ISF 2015: "Operação-Turquia" vai começar



A Direção-Geral de Educação acaba de validar o Regulamento de Apuramento Nacional para o Campeonato Mundial Escolar de Orientação ISF 2015, a disputar em Antalya, Turquia. São muitos os “passaportes” que aspiram ao tão desejado carimbo, mas é certo que apenas 20 seguirão viagem.


O Comité Executivo da International School Sport Federation (ISF) vai realizar o próximo Campeonato Mundial Escolar de Orientação, em Antalya, na Turquia, de 18 a 24 de abril de 2015. Portugal pretende marcar presença na competição nos escalões W1/M1 (juvenis) com uma equipa de escola nacional de cada género (Masculino e Feminino) e uma equipa de seleção nacional de cada género (Masculino e Feminino).

Tanto as equipas de escola como de seleção são constituídas por cinco elementos, inscritos necessariamente na base de dados do Desporto Escolar em Grupo-Equipa de Orientação ou Multiatividades de Ar Livre. Os atletas integrados nas equipas de escola e seleção terão que ter nascido em 1998 ou 1999, sendo que a partir desta edição cada equipa pode também apresentar até dois atletas nascidos em 1997, embora apenas um deles possa pontuar para a equipa.


Critérios de apuramento

As equipas de escola representantes de Portugal serão escolhidas através de um processo de apuramento constituído por quatro percursos integrados no Portugal O’ Meeting, evento pontuável para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre que terá lugar em Mira e Vagos, de 13 a 17 de fevereiro de 2015. Em virtude de os escalões federados não coincidirem com os do Desporto Escolar, as equipas concorrentes ao apuramento participarão em D/H18. Para cada equipa serão contabilizados apenas três dos quatro percursos que compõem o apuramento, sendo o resultado final do processo de apuramento dado pela soma das três melhores pontuações individuais em cada um dos três percursos a contabilizar para cada equipa.

Quanto às equipas de seleção, o processo de apuramento é mais exaustivo, partindo de proposta que leve em conta a velocidade média de realização de percursos em etapas específicas de quatro provas da Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2015 (NAOM, POM, III Meeting Internacional de Idanha-a-Nova e Troféu de Orientação do Minho), sendo este o principal critério de referência, não sendo contudo determinante. Observação direta em momentos propícios para o efeito, nomeadamente estágios que se venham a concretizar, resultados alcançados na edição 2014 do Campeonato Nacional de Desporto Escolar e resultados obtidos nas provas regionais do Desporto Escolar pode ser tomados igualmente em conta no momento de elaboração da proposta. O processo de seleção de atletas individuais estará concluído no dia 25 de fevereiro, sendo divulgados, no dia 02 de março, os nomes dos atletas selecionados e dos técnicos / professores responsáveis nomeados.


Em observação

Entretanto, a Coordenação Nacional de Modalidade divulgou já a lista de atletas em observação para as seleções, de onde se destacam os nomes de Ricardo Esteves, Campeão da Europa de Jovens 2014, na distância de Sprint e João Bernardino, Vice-Campeão do Mundo Escolar 2013, na Distância Média. António Ferreira, Campeão do Mundo Escolar 2013 na Distância Média e Vice-Campeão do Mundo Escolar 2013 na Distância Longa é o grande ausente, depois duma temporada menos conseguida. Ao todo são 49 (23 raparigas e 26 rapazes), os nomes que integram a lista, com quatro estabelecimentos de ensino a fornecerem cinco elementos cada, a saber: Escola Secundária de Santa Maria, Sintra (Beatriz Moreira, Beatriz Sanguino, Débora Swinke, Helena Vilela e Rita Albuquerque), Agrupamento de Escolas de Maximinos, Braga (Mariana Maurício, Gabriel Vieira, João Gonçalves, João Novo e Rui Silva), Escola Secundária do Entroncamento (Rita Miguel, André Filipe Martins, Pedro Gonçalves, Rui Alexandre Batista e José Dias) e Escola Secundária do Pinhal Novo (Ana Ferreira, Carolina Caroço, Patrícia Romão, Robert Verdrasco e Ricardo Esteves).

Os restantes elementos são Ana Castanheiro, Maria Portela, Leonardo Ramalho e João Magalhães (Escola Secundária Carlos Amarante, Braga), Cláudia Marcos, Silvana Catarino e Verónica Fradique (EBI Apúlia), João Bernardino, Pedro Roberto e Samuel Silva (Escola Secundária Calazans Duarte, Marinha Grande), Andreia Rolo, Helena Lima e Guilherme Ribeiro (EB 2/3 Baixo Neiva, Forjães), Beatriz Norte e Sara Roberto (EB 2/3 Guilherme Stephens, Marinha Grande), Inês Ferreira e Bernardo Pereira (Escola Secundária de Palmela), Raquel Martins (Escola Secundária Tomaz Pelayo, Santo Tirso), Cristiana Silva (Escola Secundária de Ourém), Filipa Castro (EB 2/3 Vieira do Minho), Bruno Loureiro (EB 2/3 Rio Caldo), Carlos Castro (EB 2/3 S. Rosendo, Santo Tirso), Gabriel Braz (Instituto Educativo do Juncal, Leiria), João Casal (Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora), João Nogueira (EB 2/3 Júlio-Saúl Dias, Vila do Conde), Miguel Ângelo Oliveira (EB/S Vieira de Araújo, Vieira do Minho), Miguel Baltazar (EB 2/3 Navegador Rodrigues Soromenho, Sesimbra), Pedro Cabeça (Escola Secundária de Sampaio) e Pedro Miguel Silva (Escola Secundária de Ermesinde).

Resta acrescentar que estão inscritos, até ao momento, atletas de 23 países, com destaque para o Brasil e para essa novidade chamada Irão. Informações detalhadas sobre o Campeonato Mundial Escolar de Orientação ISF 2015 em http://www.isfwsco2015.org/en/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido
  

Sem comentários: