sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Campeonato do Mundo de Orientação em BTT 2016: Águeda, Cantanhede e Mealhada preparam-se para acolher o evento




Na sequência da atribuição do Campeonato do Mundo de Orientação em BTT 2016 ao nosso País, os trabalhos organizativos prosseguem em bom ritmo. Entre avaliações preliminares de ordem técnica e logística e com a página do evento a funcionar já em pleno, uma importante etapa acaba de ser vencida com a assinatura do Protocolo de Parceria entre os Municípios de Águeda, Cantanhede e Mealhada e a Federação Portuguesa de Orientação.


O Salão Nobre da Câmara Municipal da Mealhada foi o palco escolhido para a assinatura do Protocolo de Parceria entre os Municípios de Águeda, Cantanhede e Mealhada e a Federação Portuguesa de Orientação. O acordo entre as partes visa a operacionalização, nas suas mais diversas vertentes, da organização dos Campeonatos do Mundo de Séniores (WMTBOC’16), Campeonatos do Mundo de Juniores (JWMTBOC’16), Campeonato da Europa de Jovens e ainda uma ronda da Taça do Mundo, tudo isto na disciplina de Orientação em BTT e com encontro marcado para a região bairradina, na derradeira semana de Julho de 2016.

Para além dos edis de Cantanhede e Mealhada, respectivamente João Moura e Rui Marqueiro (Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, assinaria o Protocolo numa outra ocasião), marcaram presença na cerimónia o Presidente da Federação Portuguesa de Orientação e Diretor do Evento, Augusto Almeida, e também Carlos Ferreira, Presidente do Clube de Aventura da Bairrada e Vice-Diretor do Evento e Jorge Simões, Diretor Técnico da FPO. Entre os pressupostos do acordo de parceria, destaque para a aposta dos municípios bairradinos na divulgação do desporto da floresta nos respectivos concelhos e na promoção da região da Bairrada em todo o mundo da Orientação, dando visibilidade ao reconhecido potencial de qualidade técnica para a prática da modalidade.


Mais uma tarefa de gigantes no horizonte”

Referindo-se ao importante momento para os municípios e para a FPO, Augusto Almeida fez questão de vincar que “a Federação Portuguesa de Orientação continua a apostar na organização de grandes eventos internacionais porque é uma forma de aumentar a visibilidade da modalidade e simultaneamente promover o País e em especial as regiões onde estes decorrem”, embora lembrando que “só é possível fazer estas apostas porque temos algumas dezenas de voluntários com quem podemos contar e há municípios disponíveis para trabalhar em parceria.” Quanto ao caso particular da Bairrada, o Presidente da Federação Portuguesa de Orientação congratula-se com o facto de ter sido possível “juntar os municípios de Águeda, Cantanhede e Mealhada e avançarmos para o projecto de organização dos Campeonatos do Mundo em terrenos de grande qualidade e simultaneamente promover uma região que tem muito para oferecer a todos quantos pretendam desfrutar de natureza, cultura e gastronomia.” E a terminar: “Mais uma tarefa de gigantes no horizonte. Mas quem não é para elas, não se mete nelas!”

Entretanto, encontra-se já disponível para consulta o Boletim 1 [AQUI]. Nele é possível perceber que o Programa Preliminar se estende de 23 a 31 de Julho do próximo ano, com a disputa dos títulos mundiais de Sprint, Distância Média, Distância Longa e Estafetas. Para além das classes de competição, restrições de participação e áreas embargadas, o documento inclui um calendário de provas a disputar no nosso País e que constituirão, certamente, importantes oportunidades de treino com vista ao Mundial. Entre as propostas, uma referência muito especial para o VIII Ori-BTT Rota da Bairrada, evento pontuável para a Taça de Portugal de Orientação em BTT 2015 e que o Clube de Aventura da bairrada leva a efeito já nos próximos dias 28 e 29 de Março, na Mealhada. E depois, naturalmente, para o grande evento do ano, o Campeonato da Europa de Orientação em BTT 2015 e, simultaneamente, Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação em BTT 2015, que terá lugar em Idanha-a-Nova, de 7 a 13 de Junho.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: