segunda-feira, 8 de setembro de 2014

IV Ori-BTT Ginásio: Triunfos de João Ferreira e Susana Pontes



João Ferreira e Susana Pontes foram os grandes vencedores do IV Ori-BTT Ginásio, prova pontuável para a Taça de Portugal de Orientação em BTT 2014 e que teve lugar este fim-de-semana em Maiorca, no concelho da Figueira da Foz.


Maiorca, no concelho da Figueiro da Foz, foi palco este fim-de-semana da antepenúltima prova do calendário de competições da Taça de Portugal de Orientação em BTT 2014. Disputada em duas etapas, ambas de Distância Longa, a prova foi organizada pela Secção de Orientação do Ginásio Clube Figueirense e contou com os apoios da Junta de Freguesia de Maiorca e da Federação Portuguesa de Orientação. Uma vez mais os índices de participação ficaram particularmente aquém do desejável, contando-se em 81 os atletas distribuídos por 12 escalões de competição, aos quais se devem acrescentar outros 18 participantes nos escalões de Formação e Abertos.

Disputado em zonas arborizadas, com uma rede de caminhos de boa e média transitabilidade, este IV Ori-BTT Ginásio teve em João Ferreira (DA Recardães) e Susana Pontes (COC) os grandes vencedores nos escalões de Elite. Com Davide Machado (.COM) e Carlos Simões (COALA) ausentes, João Ferreira soube chegar ao triunfo em ambas as etapas, impondo-se a Fernando Henrique (NADA) por margem global superior a sete minutos. No sector feminino, Susana Pontes esteve imparável ante a resistência de Tânia Covas Costa, segunda classificada em ambas as etapas, triunfando com uma vantagem acima dos dezasseis minutos no cômputo geral. Com quatro etapas por disputar, João Ferreira é o novo líder da Taça de Portugal de Orientação em BTT 2014 no escalão Elite masculina, enquanto Susana Pontes reforçou a liderança no setor feminino, do qual é já virtual vencedora, o que sucede pela décima segunda temporada consecutiva.

Nos escalões mais jovens, Rui Costa (BTT Loulé/BPI) em H17, Duarte Sousa (BTT Loulé/BPI) em H20 e Ana Margarida Rocha (ADFA) em D20 foram os grandes vencedores. Vitórias da consagração em qualquer dos casos, eles que são virtuais vencedores da Taça de Portugal da presente temporada nos escalões respetivos. Nos restantes escalões, destaque para os duelos acérrimos entre Mário Marinheiro (CP Abrunheira) e Inácio Serralheiro (COC) em H40 e entre Luís Sousa e Mário Duarte, ambos da ADFA, em H50. Duelos desta feita favoráveis aos primeiros mencionados e que prometem prolongar-se até à etapa derradeira, mantendo bem viva a emoção e a incerteza quanto aos vencedores finais da Taça de Portugal. Uma palavra ainda para Luísa Mateus (COC) e para a sua 13ª vitória em outras tantas etapas da edição 2014 da Taça de Portugal no escalão D50. Por clubes, assistiu-se a mais a uma vitória do BTT Loulé/BPI, na realidade o grande dominador das últimas quatro temporadas e virtual vencedor do ranking de Clubes. COC e ADFA concluiram nas posições imediatas.


Resultados

Homens Elite
1º João Ferreira (DA Recardães) 3:06:39
2º Fernando Henrique (NADA) 3:13:45
3º Mário Guterres (ADFA) 3:33:53
4º Luís Barreiro (NADA) 3:38:14
5º Daniel Marques (COC) 3:48:07

Damas Elite
1º Susana Pontes (COC) 3:07:37
2º Tânia Covas Costa (.COM) 3:23:49
3º Rita Gomes (BTT Loulé/BPI) 3:26:17
4º Ana Filipa Silva (CPOC) 5:09:18

Por Clubes
1º BTT Loulé/BPI 2325,62 pontos
2º COC 2044,60 pontos
3º ADFA 1375,33 pontos


[Foto: Ginásio Clube Figueirense / facebook.com/ginasiori.orientacao]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido