terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Tens potencial paralímpico?



"Tens Potencial Paralímpico?" é a questão que a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência volta a colocar a todos aqueles que se interessam pelo Desporto Adaptado. A resposta será dada já no próximo sábado, no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, pelos utentes daquela unidade de saúde... e não só.


No próximo dia 06, sábado, a partir das 09h30, o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais abre as portas ao Projecto "Tens Potencial Paralímpico?", que visa sensibilizar para a prática desportiva e identificar novos talentos para a competição adaptada. Promovida pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, a iniciativa conta com os apoios do Centro de Medicina de Reabilitação da região Centro – Rovisco Pais, Federação Portuguesa de Orientação, Federação Portuguesa de Ténis, Federação Portuguesa de Remo, Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Fundação Sporting e Clube de Orientação de Estarreja, encerrando um convite a todos os possíveis atletas a participar num dia repleto de actividades, onde serão acompanhados e avaliados por treinadores paralímpicos e técnicos especializados.

Com atividades de demonstração a partir das 10h00 e que se estendem ao longo do dia, o programa engloba cinco modalidades indoor – Andebol em Cadeira de Rodas, Ténis em Cadeira de Rodas, Ténis de Mesa, Remo Indoor e Boccia – e ainda um percurso de Orientação de Precisão, no espaço exterior envolvente ao Centro. Para além da iniciação e experimentação dos participantes nas várias modalidades, está prevista a realização, da parte da tarde, de um jogo de Andebol em cadeira de rodas, com uma duração aproximada de 20 minutos, que oporá a “equipa da casa”, a Associação dos Amigos do CMRRC – Rovisco Pais, à turma da Fundação Sporting Clube de Portugal. Este será, pois, um espaço e um tempo privilegiados para que os jovens atletas paralímpicos possam testar as suas capacidades em várias modalidades desportivas, constituindo uma oportunidade única para descobrirem novas preferências e novas oportunidades de futuro.


Um projeto de valores

Com quatro anos de existência, o projeto “Tens Potencial Paralímpico?” destina-se a apoiar a execução de uma das missões da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, a qual consiste em motivar o desenvolvimento de atividade física adaptada e promover um aprofundamento em termos de conhecimentos teóricos e práticos do Desporto Adaptado. Resumidamente, o “Tens Potencial Paralímpico?” é um programa de captação de talentos da FPDD, tendo como principais objetivos aumentar a percepção da população portuguesa para a igualdade de todos os cidadãos, alertar para os direitos e deveres das pessoas com deficiência, captar novos talentos, formar e sensibilizar as pessoas com deficiência para a prática desportiva regular como mais-valia para um futuro ativo e concorrer para a integração no meio através do desporto, entre outros.

De portas abertas, o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais aguarda a visita de todos já este sábado. Se tem um familiar, um amigo, um conhecido, com mobilidade reduzida, venha com ele até ao CMRRC – Rovisco Pais e passe um dia diferente. Se não tem, venha na mesma. Porque os pequenos gestos fazem a diferença e porque terá à sua espera, garantidamente, um dia repleto de emoções.



Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: