quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Plural & Singular: Exposição de fotografia e nova revista assinalam segundo aniversário



A Plural & Singular assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2014 com o lançamento da 9ª edição da sua revista online e com a inauguração da exposição de fotografia “A inclusão na diversidade”, patente no Centro Português de Fotografia, no Porto. Vamos espreitá-las!


Orgão de comunicação digital dedicado à temática da deficiência, a Plural & Singular deu-se a conhecer há precisamente dois anos. A revista, de periodicidade trimestral e dirigida a pessoas com deficiência, cuidadores, instituições, profissionais, empresas e outras entidades ligadas a esta área, nasceu no dia 03 de Dezembro de 2012 e celebra hoje, portanto, dois anos de vida. É, pois, em ambiente de festa e de celebração, que a publicação assinala uma vez mais o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com um programa vasto e recheado de motivos de interesse.

O lançamento da 9ª edição da revista é, desde logo, um dos pontos altos deste dia especial. Ao longo de 115 páginas, o leitor é convidado, entre muitas outras coisas, a subir ao palco com o Grupo de Teatro de Surdos do Porto, a aplaudir o “bis” europeu da seleção nacional de Basquetebol ANDDI, a festejar com a Márcia Passos o Dia Nacional da Paralisia Cerebral, a ler “Por acaso...” o livro da jornalista Fátima Araújo ou a percorrer com o Eduardo Jorge os 180 quilómetros que vão da Concavada, Abrantes, a Lisboa, pelo direito de todos e cada um a uma Vida Independente.

Mas o ponto alto da revista – e também deste dia singular – chama-se “A inclusão na diversidade” e é, simultaneamente, um artigo e uma exposição de de fotografia, cuja inauguração teve hoje lugar no Porto, juntamente com a respetiva cerimónia de entrega de prémios. Um concurso, um prémio, 60 fotos a concorrer e um júri “de luxo” para selecionar as três melhores. Tudo contado com enorme sensibilidade por Sofia Pires, dando a conhecer os grandes vencedores, as fotos e seus autores, as histórias por detrás dos rostos e dos corpos, o que passa e o que fica dum conjunto de experiências sempre marcantes. A cada um de nós cabe, agora, uma visita à Exposição, patente na Sala da Extensão Cultural e Educativa do Centro Português de Fotografia, ex-Cadeia e Tribunal da Relação do Porto.

A Plural & Singular nº 9 está disponível para leitura em http://issuu.com/pluralesingular/docs/plural_singular_09/0.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido
  

Sem comentários: