quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Duas ou três coisas que eu sei dela...





1. A Federação Portuguesa de Orientação publicou ontem na sua página – www.fpo.pt – um Ofício designado “Estratégias para o futuro” e dirigido aos Clubes, Individuais e Órgãos Estatutários. O documento resulta das preocupações manifestadas pelo orgão de gestão em relação ao futuro e sustentabilidade da modalidade, no que ao universo de praticantes e participação em eventos diz respeito. Entre as várias iniciativas tendentes a inverter este ciclo negativo, a FPO avança com a proposta de realização dum Congresso da Orientação subordinado ao tema “Estratégias de médio e longo prazo”, a ter lugar previsivelmente no Outona do 2015 e com o ajustamento da estratégia de desenvolvimento da modalidade, passando a dar-se prioridade ao incremento do número de filiados, divulgação das atividades e adaptação do quadro competitivo, ao mesmo tempo que se mantém o nível de esforço nas seleções nacionais e na formação. A par dos incentivos previstos, nomeadamente através da criação da figura do “futuro federado”, a FPO coloca a tónica na realização de provas locais e regionais, exortando os clubes a fazê-lo, preferencialmente, em articulação e com o envolvimento de associações e clubes sediados na localidade ou região onde as mesmas tenham lugar. Outro ponto importante do documento tem a ver com a informação e divulgação, lembrando que é uma responsabilidade de todos recorrer aos meios disponíveis, nomeadamente redes sociais, como veículo de difusão da modalidade”. O documento pode ser lido na íntegra em http://www.fpo.pt/www/images/fpo/comunicados/gerais/2014/estrat%E9gias%20para%20o%20futuro.pdf.


2. Após duas vitórias conscutivas no concurso “Percurso do Ano”, promovido pelo World of O, Portugal viu-se arredado do pódio na edição de 2014. A vitória coube ao percurso de Distância Média do Campeonato do Mundo de Orientação WOC 2014, disputado em Itália, com a assinatura de Cristian Bellotto, e que deu a medalha de ouro ao norueguês Olav Lundanes e à sueca Annika Billstam. Nas segunda e terceira posições classificaram-se a etapa de Sprint da prova escocesa Race the Castles e a Distância Longa Masculina da Taça do Mundo de Espanha, a tal que acabaria por ser cancelada devido a um erro da organização ao levantar pontos do terreno com a prova ainda a decorrer. A etapa masculina de Distância Longa dos Campeonatos do Mediterrâneo, disputada em Aguiar da Beira e a etapa de Distância Média que preencheu o terceiro dia do Portugal O' Meeting 2014 alcançaram com brilho a quarta e quinta posições, respetivamente. Entre os vinte melhores percursos do ano, é possível ver ainda a etapa masculina de Distância Média dos Campeonatos do Mediterrâneo, disputada em Satão (11º lugar), a etapa masculina de Sprint do Norte Alentejano O' Meeting, que teve lugar em Castelo de Vide (15º lugar) e a prova de D21E dos Campeonatos Nacionais de Distância Longa, na Serra do Sirigo, Beselga (19º lugar). A lista completa e a entrevista com Cristian Bellotto, o traçador ganhador, pode ser vista em http://news.worldofo.com/2014/12/03/course-of-the-year-2014-woc-middle/.


3. Dando seguimento aos objectivos traçados para a formação de técnicos de Orientação e conforme divulgado no Plano de Actividades para 2014 da Federação Portuguesa de Orientação, vai realizar-se um Curso de Organizador e Traçador de Percursos de Orientação de Precisão, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2014, no Parque de Campismo da Tocha. Este Curso tem como finalidade angariar técnicos para a organização e para o traçado de percursos de Orientação de Precisão e tem como destinatários todos os técnicos que já trabalham na disciplina, sendo vivamente aconselhável a frequência dos organizadores das etapas da Taça de Portugal de 2015. São requisitos de admissão ao curso: a) Ser filiado na FPO; b) Ter alguma experiência competitiva ou organizativa em Orientação de Precisão; c) Ser maior de 16 anos. Com uma carga horária de 14 horas e um número máximo de 30 vagas, o Curso tem um custo de inscrição de 5,00 €, havendo facilidades no tocante a alojamento e alimentação, a preços simbólicos. Para mais informações e inscrições consulte http://www.fpo.pt/www/images/fpo/Formacao/2014/curso%20%20o-precis%E3o.pdf. As fichas de inscrição deverão ser remetidas para a FPO, até 05 de dezembro de 2014.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido
  

Sem comentários: