sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Troféu de Orientação de Vouzela: Encontrados vencedores do CiNU 2014



A temporada orientística nacional está praticamente a chegar ao fim e os momentos das grandes decisões vão-se esgotando quase sem se dar por isso. Em Vouzela, no coração da bonita região de Dão-Lafões, viveu-se no passado fim de semana mais um desses importantes momentos. Atraindo perto de duas centenas e meia de participantes, o Troféu de Orientação de Vouzela deu a conhecer os vencedores do Circuito Nacional Urbano de Orientação Pedestre 2014, oferecendo ainda o “bónus” duma etapa de floresta emocionante e que assinalou o regresso de Tiago Aires e Raquel Costa aos lugares mais altos do pódio.


Desenganaram-se aqueles que pensavam que tanta correria pelas ruas de Vouzela na tarde do passado sábado teria algo a ver com os afamados pastéis. A iguaria era outra e chamada Orientação, com a disputa das finais do Circuito Nacional Urbano de Orientação Pedestre CiNU 2014 a atrair à bonita vila um total de 146 atletas de todos os cantos do País. Organizativamente, a prova teve o “dedo” do Clube de Orientação de Viseu – Natura, Federação Portuguesa de Orientação e Câmara Municipal de Vouzela, juntando à qualidade técnica a natural simpatia e disponibilidade deste punhado de incansáveis beirões, resultando num todo que em muito dignifica o clube, a região e, acima de tudo, a Orientação nacional.

Distribuídos por seis escalões de competição – Jovens, Séniores e Veteranos, Masculinos e Femininos – foram 66 os atletas que tiveram, por direito próprio, acesso às Finais A, dos quais apenas 39 marcaram presença na competição. Verónica Fradique (GD4C) e Helena Sousa (OriMarão) alcançaram as vitórias mais folgadas, conquistando os títulos de Jovens Feminino e Veteranos Feminino, respetivamente. No pólo oposto temos Nelson Baroca (CA Madeira), surpreendente vencedor do escalão Séniores Masculino pela margem de 18 segundos ante Filipe Dias (GD4C). Stepanla Betkova (Ginásio CF) e Adelindina Lopes (COC) travaram igualmente uma luta emocionante pela vitória no escalão Séniores Feminino, com a atleta checa a levar a melhor pela diferença de 21 segundos. Os restantes títulos couberam a João Pedro Casal (Ori-Estarreja) e Sandro Castro (GD4C), respetivamente em Jovens Masculino e Veteranos Masculino.


Regresso vitorioso de Tiago Aires e Raquel Costa

O segundo dia de provas levou os atletas até à Penoita, naquilo que significou para muitos o reencontro com os belíssimos terrenos que serviram de palco ao Campeonato Nacional Absoluto de Orientação Pedestre 2011. Mais composta em termos de participação, a etapa de Distância Média pontuável para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2014 contou com a presença de 226 atletas, distribuídos por 29 escalões de competição e ainda escalões de formação e abertos.

Ausente da competição desde 25 de Maio de 2013, dia em que se sagrou Vice-Campeão Nacional de Distância Média, Tiago Aires (GafanhOri) alcançou uma saborosa vitória ante Rafael Miguel (Ori-Estarreja) e Paulo Franco (COC), segundo e terceiro classificados, respetivamente. Igualmente afastada desde os Nacionais de Distância Média 2013, Raquel Costa (Individual) teve um regresso em grande à competição, batendo de forma esmagadora as suas adversárias mais diretas, Stepanka Betkova e Laurinda Alves (Ginásio CF). Coletivamente venceu o Clube de Orientação de Estarreja, deixando nas posições imediatas o Grupo Desportivo Quatro Caminhos, o Clube de Orientação do Centro e o Clube de Orientação do Minho.

Resultados completos e demais informação em http://orivouzela.coviseu-natura.pt/. Álbum fotográfico na página do Facebook do Clube de Orientação de Viseu – Natura [AQUI].

[Foto: Clube de Orientação de Viseu – Natura / facebook.com/coviseu]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: