sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Orientação de Precisão: Intensa atividade em final de época



Com as vitórias de Ricardo Pinto e Joaquim Margarido, deu-se por concluída no passado dia 11 de Outubro a edição 2014 da Taça de Portugal de Orientação de Precisão. Mas o “defeso” faz-se de muito trabalho e uma remodelada Comissão Técnica de Orientação de Precisão da Federação Portuguesa de Orientação (CT) prepara já a próxima temporada. Com um convite implícito à participação de todos, o Orientovar projecta os tempos que se avizinham.


Finalizada que está uma época recheada de excelentes momentos, a Orientação de Precisão portuguesa prepara com entusiasmo e afinco os próximos embates. Momento alto da temporada, o Campeonato da Europa ETOC 2014, disputado em Palmela, resultou num acontecimento de enorme relevância para a Orientação de Precisão portuguesa, tanto no capítulo organizativo como no aspeto competitivo. Aos brilhantes resultados alcançados por João Pedro Valente e Nuno Pires na vertente de TempO, juntam-se a experiência e o entusiasmo de todos os elementos da comitiva, hoje verdadeiros motores duma disciplina em franco crescimento. Três meses volvidos, a representação portuguesa voltou a brilhar nos Mundiais de Itália WTOC 2014, com Luís Gonçalves, João Pedro Valente e Ricardo Pinto a melhorarem em toda a linha os resultados alcançados nas anteriores edições. A tudo isto soma-se a valia qualitativa das etapas pontuáveis para a Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2014, “coroada” com índices de participação superiores aos das duas edições anteriores e com um envolvimento notável por parte de muitos dos maiores clubes nacionais.

Coordenada por Joaquim Margarido e Nuno Pires, a CT passou a contar desde o passado dia 31 de Outubro, oficialmente, com o contributo de Luís Gonçalves. Numa altura em que se procura “fechar” o Calendário da Taça de Portugal da próxima temporada, está praticamente definida a sua primeira etapa, a qual terá lugar em Coruche, no dia 10 de Janeiro. Com Direção e Traçado de Percursos de Luís Gonçalves e Supervisão de Acácio Porta-Nova, esta será uma etapa de TempO incluída no II Troféu Capital da Cortiça e pontuável não apenas para o ranking da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2015 mas também para os critérios de apuramento para o Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2015, que se disputará na Croácia entre os dias 22 e 29 de Junho.


Atividades em Dezembro

Entretanto, dando seguimento aos objectivos traçados para a formação de técnicos de Orientação e conforme divulgado no Plano de Actividades para 2014 da Federação Portuguesa de Orientação, a CT prepara a realização dum Curso de Organizador e Traçador de Percursos de Orientação de Precisão. Agendado para os dias 13 e 14 de dezembro de 2014, no Parque de Campismo da Tocha, este Curso tem como finalidade angariar técnicos para a organização e para o traçado de percursos de Orientação de Precisão, destinando-se preferencialmente a todos os técnicos que já trabalham na disciplina, sendo vivamente aconselhável a frequência dos organizadores das etapas da Taça de Portugal de 2015. O Curso tem uma carga horária de 14 horas e um e um número máximo de 30 vagas, sendo dada prioridade aos organizadores com provas atribuídas na época 2015 caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas.

Finalmente, respondendo ao apelo da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes e no âmbito do seu programa “Tens Potencial Paralímpico?”, a Federação Portuguesa de Orientação, por intermédio da Comissão Técnica de Orientação de Precisão, promove no próximo dia 6 de Dezembro, nas instalações do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, na Tocha, uma actividade de Orientação de Precisão. Dirigida a um público-alvo onde se incluem, preferencialmente, indivíduos com mobilidade reduzida e seus cuidadores, a iniciativa terá um carácter iminentemente demonstrativo e lúdico, procurando chamar a atenção para o caráter integrador da disciplina e para as suas qualidades terapêuticas intrínsecas.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: