quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Campeonato Nacional Absoluto de Orientação em BTT 2014: Vitórias de Daniel Marques e Susana Pontes



O Campeonato Nacional de Absoluto de Orientação em BTT 2014 veio colocar um ponto final na temporada desta disciplina em Portugal. O evento chamou a Barcelos quase uma centena de participantes, consagrando Daniel Marques e Susana Pontes como os grandes vencedores.


Alvito S. Pedro, no Concelho de Barcelos, recebeu no passado fim de semana a quarta edição do Campeonato Nacional Absoluto de Orientação em BTT de 2014. Numa organização da Secção de Orientação dos Amigos da Montanha, o evento contou com uma participação total de 97 atletas, dos quais 77 se bateram pelos títulos em disputa, números que a organização realça como “significativos para a modalidade em questão, considerando o universo dos atletas que a Orientação em BTT consegue mobilizar ao longo do ano.”

Na primeira das duas etapas do Campeonato Nacional Absoluto de Orientação em BTT 2014, apuraram-se para a Final 39 atletas masculinos e 7 femininos. Ao venceram as respetivas categorias na etapa qualificatória, Davide Machado (.COM) e Susana Pontes (COC) "davam o mote" no tocante às suas aspirações, reforçando a condição de favoritos à vitória final. Eduardo Sebastião (ADFA) e Diana Moreira (DA Recardães) seriam os últimos atletas a carimbar o passaporte para a etapa decisiva, ficando de fora da final nomes como os de Pedro Serralheiro e Tozé Silva (COC), Ricardo Nunes (Ginásio), Armando Santos (COALA) ou Fernanda Ferreira (DA Recardães), entre outros.


Surpresas e confirmações

A grande final trouxe com ela uma surpresa, já que um problema mecânico sofrido por Davide Machado a caminho do antepenúltimo ponto de controlo deixou o caminho livre a Daniel Marques (COC) para uma vitória particularmente saborosa e para um título nunca antes conquistado. Apesar do precalço, Davide Machado conseguiria segurar a segunda posição enquanto o Campeão Nacional Absoluto em 2013, Carlos Simões (COALA), fecharia o pódio. No setor feminino repetiu-se a classificação do apuramento, com Susana Pontes a chegar com naturalidade ao seu quarto título absoluto em outras tantas edições da prova, após o domínio esmagador em mais uma temporada de Orientação em BTT na qual alcançou dezasseis vitórias nas dezassete etapas pontuáveis para a Taça de Portugal desta disciplina. Tânia Covas Costa (.COM) e Rita Gomes (BTT Loulé / BPI) ocuparam por esta ordem os restantes lugares do pódio. O COC venceu coletivamente, tanto na categoria masculina como na feminina. Segundo classificado na categoria masculina, o BTT Loulé / BPI sagrou-se oficialmente vencedor da Taça de Portugal de Orientação em BTT da presente temporada, repetindo o feito dos três anos anteriores.

Da nota de imprensa distribuída pelos Amigos da Montanha à Comunicação Social, registo para as impressões finais, em jeito de rescaldo: “Realce-se o agrado dos atletas com a escolha do terreno, que propiciou bons percursos de OriBTT, desafiantes, com doses equilibradas de zonas técnicas associadas a troços mais físicos. Os Amigos da Montanha registaram, desta forma, com satisfação mais uma organização de âmbito nacional que mostrou a qualidade logística das atividades, trazendo ao concelho de Barcelos a elite da modalidade.”


Resultados

Masculinos
1. Daniel Marques (COC) 1:31:49
2. Davide Machado (.COM) 1:36:07
3. Carlos Simões (COALA) 1:39:56
4. João Ferreira (DA Recardães) 1:43:01
5. Mário Guterres (ADFA) 1:45:03
6. Marco Palhinha (CP Abrunheira 1:46:29)
7. Joel Morgado (COC) 1:52:22
8. Luís Barreiro (NADA) 1:55:39
9. Inácio Serralheiro (COC) 1:56:17
10. Ângelo Marques (BTT Loulé) 1:58:01

Femininos
1. Susana Pontes (COC) 1:26:17
2. Tânia Covas Costa (.COM) 1:34:10
3. Rita Gomes (BTT Loulé / BPI) 1:43:02
4. Ana Filipa Silva (CPOC) 1:45:59
5. Diana Moreira (DA Recardães) 2:15:19
6. Luísa Mateus (COC) 2:27:29
7. Alice Silva (ADFA) 2:40:37

Resultados completos e demais informações em http://www.amigosdamontanha.com/_campeonato_nac_absoluto_oribtt.

[Foto gentilmente cedida pelo Gabinete de Comunicação dos Amigos da Montanha]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: