quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Porto City Race 2014: Mais de seiscentos nas ruas da Invicta



É um Porto diferente, à medida, ao gosto e ao ritmo de cada um, aquele que se oferece aos participantes na terceira edição da Porto City Race. Numa cidade que não pára de nos surpreender, eis a promessa da emoção na descoberta, com a ajuda dum mapa e duma bússola.


Tem início já amanhã e prolonga-se até ao próximo domingo a terceira edição da Porto City Race. Evento de Orientação pedestre urbano, esta é uma organização do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos em parceria com a Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer e que traz consigo um convite à aventura e ao prazer, na certeza dum Porto que se (re)descobre a cada passo, em cada canto.

Património da Humanidade desde 1996, o Centro Histórico da Invicta acolherá a primeira das três etapas, na noite de sexta feira. Com o início das partidas agendado para as 20h00, em frente ao Centro Português de Fotografia (antiga Cadeia da Relação), o Porto City Race by Night é uma estreia absoluta da Orientação noturna na cidade, constituindo uma oportunidade única de ver o seu Centro Histórico duma forma nova e diferente. No sábado de manhã, o evento desloca-se para o Parque da Cidade do Porto com uma oferta variada e que vai da emoção das Estafetas à estratégica prova de Score, não esquecendo um percurso formal à disposição de principiantes e atletas mais jovens. Por fim, na manhã de domingo, a prova Rainha levará os participantes a palmilhar todos os becos e ruelas da Foz Velha, com concentração, partida e chegada no Jardim do Passeio Alegre. Nesta etapa estará também disponível um percurso turístico em que os pontos de controlo estarão colocados em locais de interesse turístico e cultural.

Melhor atleta lituano da atualidade e 10º classificado do ranking mundial de Sprint, Jonas Vytautas Gvildys é a grande figura da competição. Numa lista onde figuram até ao momento mais de seiscentos atletas inscritos de doze países, destaque igualmente para a lituana Tekle Gvyldite, uma atleta que atingiu a final de Sprint nos recentes Campeonatos do Mundo disputados em Itália. Entre os portugueses, João Mega Figueiredo (CN Alvito) é o nome mais sonante, ele que lidera a lista de atletas portugueses cotados no ranking mundial de Sprint, onde ocupa a 70ª posição.

Com os dados lançados e ante a perspetiva dum fim de semana inesquecível, a boa notícia é que ainda está a tempo de se inscrever, embora apenas nos escalões abertos e condicionado à existência de mapas. Atreva-se e inscreva-se, na certeza que não dará o seu tempo por mal empregue. Para mais informações consulte a página da Porto City Race em http://www.gd4caminhos.com/pcr2014


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: