quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Duas ou três coisas que eu sei dela...



1. No âmbito da organização da Porto City Race, o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, numa parceria com a Orievents e a Porto Lazer, leva a cabo uma ação de Formação de Orientação já nos dias 16 e 17 de Agosto.
Com início às 9h00 do próximo sábado, a ação tem lugar no edificio AXA, na Avenida dos Aliados, sendo dirigida a um público alvo onde se incluem novos praticantes, voluntários para a organização da Porto City Race, professores licenciados em Educação Física, agentes desportivos na área das atividades de ar livre e amantes do contacto com a natureza. Tendo como Formador o Diretor de Eventos do GD4C, Fernando Costa, esta iniciativa será composta por uma parte teórico-prática em sala, com apresentação multimédia, e uma parte prática distribuída pelos espaços do Palácio de Cristal e do Parque da Cidade do Porto. As inscrições são gratuitas e limitadas ao número máximo de 35 formandos. A acção inclui acompanhamento por monitores, bibliografia de apoio e mapas. Para mais informações, consulte a página da Orievents, em http://www.orievents.com/services/service-formation/af-agosto2014/.


2. Confirmando a veia ganhadora que lhe valeu o título mundial em 2014 e, antes disso, o triunfo nos Jogos Mundiais de Cali (Colômbia), em 2013, a Suiça foi a grande vencedora da Estafeta Mista de Sprint que deu o pontapé de saída nos XIX Campeonatos Mundiais Universitários de Orientação WUOC 2014, a decorrer na República Checa até ao próximo sábado. Composto por Sarina Jenzer, Martin Hubmann, Julia Gross e Matthias Kyburz, o conjunto helvético cumpriu o seu percurso em 55:27, relegando para as posições imediatas a Suécia e a República Checa, com mais 1:10 e 1:47, respetivamente. O programa prossegue amanhã com a realização da prova de Distância Longa, a partir das 09h00, hora local, e na qual estão inscritos 100 atletas masculinos e 87 femininos em representação de 32 países. Tudo para acompanhar em http://wuoc2014.cz/.


3. Na senda das grandes competições de Verão que, semana após semana, se vão realizando um pouco por toda a Europa, Cervera de Pisuerga, na Comunidade Autonómica de Castilla y León, recebeu o II Trofeo Internacional de Orientación Diputación de Palencia, evento que chamou à Montanha Palentina, entre 5 e 10 de Agosto, 1300 participantes de 24 nacionalidades diferentes. No escalão de Elite masculina, vitória de Biel Ràfols Perramon (COC) com 4701 pontos no total das cinco etapas, seguido de Eduardo Gil Marcos (Tjalve) com 4647 pontos e do norueguês Rune Nygaard (Il Gular), com 4516 pontos. Tiago Leal (GD4C) foi o melhor português, ocupando o 10º lugar com menos 777 pontos que o vencedor. Ao vencer quatro das cinco etapas disputadas, Esther Gil I Brotons (Colivenc) levou de vencida o Troféu no escalão de Elite feminina, arrecadando um total de 4930 pontos. Amparo Gil Brotons (COB) foi a segunda classificada, com 4348 pontos, mais 59 pontos que a portuguesa Rita Rodrigues (GafanhOri), terceira classificada. Nos restantes escalões, destaque para as vitórias de Ricardo Esteves (ADFA) e Nuno Rebelo (Ori-Estarreja) em H18A e H35B, respetivamente, e para os segundos lugares de Sara Roberto, Luísa Mateus e Edgar Domingues, todos do COC, em D16, D50 e H21B, respetivamente. Resultados completos e demais informação em http://www.o5dias.com/.


4. O espanhol Kilian Jornet e a norte-americana Stevie Kremer foram os vencedores da 41ª edição da Sierre – Zinal, prova de montanha disputada no coração do Valais, na Suiça, no passado domingo. Jornet repetiu os feitos de 2009 e 2010, tendo gasto 2:31:54 para cumprir os 31 km do percurso, enquanto Kremer demorou 3:03:12, numa prova que registou na chegada 1078 atletas masculinos e 206 femininos. Até ao 10º lugar, é possível encontrar quatro nomes bem conhecidos da Orientação mundial: François Gonon (4º), Ionut Alin Zinca (6º), David Schneider (7º) e Marten Bostrom (9º). Baptiste Rollier (16º), Daniel Hubmann (24º), Hector Haines (37º) e Miguel Reis e Silva (74º), entre outros, integraram a lista dos primeiros 100 classificados. Nas senhoras, Tessa Hill (14º) e Riina Kuuselo (31º) merecem igualmente uma palavra. Numa análise ao perfil dos participantes nesta “clássica”, Jornet escreve na sua página do Facebook - https://www.facebook.com/kilianjornet – que esta é uma prova que “pode juntar participantas das áreas do Atletismo, Corridas de Montanha, Corridas de Esqui e Orientação”. Curiosa a observação de Jornet a propósito dos orientistas: “Correm de forma inteligente. É bem sabido que as pessoas que lêem são inteligentes e este pessoal passa o dia a ler! São rápidos no plano e não têm problemas com as curtas descidas técnicas. Normalmente têm maior dificuldade em manter a velocidade nas subidas e este tipo de provas é demasiado longo para eles.” Saiba tudo sobre a prova em http://www.sierre-zinal.com/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: