segunda-feira, 7 de julho de 2014

WTOC 2014: Luís Gonçalves na Final de TempO



Luís Gonçalves está na Final de TempO do XI Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2014. O atleta português conseguiu o 16º melhor tempo entre os 57 participantes, o que abre as melhores perspetivas para o grande embate desta tarde.


É a notícia do dia: Luís Gonçalves concluiu a série de qualificação de TempO do XI Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2014 no 16º lugar, o que faz dele um dos 24 atletas que passam à final e irão disputar o título mundial mais logo. Disputada em Alberè di Tenna, numa zona de encosta e com vários pontos colocados muito acima da linha dos olhos, a prova teve nos elementos de relevo o seu único enfoque o que levou Nuno Pires, o Responsável pela delegação portuguesa, a considerar que “o Model Event apenas foi relevante em termos de procedimentos”.

“Isto é um bocadinho diferente daquilo que encontrámos até agora”, foram as primeiras palavras de Luís Gonçalves numa apreciação ainda “a quente” à sua prova, acrescentando que “a maior dificuldade residiu na leitura do relevo em todo o seu detalhe, com os pontos muito próximos uns dos outros”. O grande objetivo de Luís Gonçalves para a grande Final passa por “manter o mesmo nível de acertos e procurar ser mais rápido”, referindo que espera ainda “poder vir a subir um ou dois lugares na classificação final”. Significaria isto ficar à frente do António Hernandez, é esse o objetivo? A resposta não deixa margem para dúvidas: “Acho que é um bom duelo, um duelo ibérico, saudável... acho que é um bom objetivo”, conclui.


Nuno Pires e Ricardo Pinto de fora da final

No tocante às qualificatórias, o finlandês Antti Rusanen reforçou a sua veia ganhadora e foi o mais rápido com um total de 231,5 segundos. Depois do título europeu conquistado em Palmela, Rusanen busca agora o título mundial, sucedendo à sua compatriota Pinja Mäkinen. A vantagem de 68 segundos para o segundo classificado, o norueguês Martin Jullum, parece colocá-lo a salvo de grandes contratempos, mas nestas coisas do TempO nunca se sabe. Mäkinen está a 10 segundos de Jullum e a luta pela medalha de prata adivinha-se terrível. De fora desta luta parecem estar já os suecos Martin Fredholm e Marit Wiksell e o finlandês Lauri Kontkanen, que ocupam as posições imediatas, embora todos eles a mais de 40 segundos do pódio.

Entre os finalistas, destaque para os atletas da Eslováquia, Ján Furucz e Dušan Furucz, dois estreantes nestas andanças e logo com um resultado absolutamente fenomenal, respetivamente 8º e 9º classificados. Os checos Tomáš Leštínsky e Libor Forst são igualmente presenças saudadas, bem como o russo Dmitry Dokuchaev, o estoniano Aleksei Laisev, o esloveno Krešo Kerestes, os ucranianos Yevhen Hoienko e Vitaliy Kyrychenko, os letões Guntars Makus e Janis Ruksans, o espanhol Antonio Hernandez e o italiano Michele Cera, entre outros. De fora, pela escassa margem de 20,5 segundos, ficou o finlandês Jari Turto, campeão europeu e mundial de PreO em título e também a checa Jana Kostova, campeã mundial de Preo (classe Paralímpica) em título. Igualmente ausentes da final ficaram os britânicos John Kewley e Ian Ditchfield, os croatas Ivo Tišljar e Ivica Bertol, o lituano Evaldas Liekmanis e Chi Hin Luk (Hong Kong), todos eles finalistas em 2013, nos Mundiais da Finlândia. Uma última palavra para a classificação dos restantes portugueses que se quedaram pela fase de qualificação, Nuno Pires e Ricardo Pinto, terminando no 37º e 49º lugar, respetivamente.


Resultados

1. Antti Rusanen (Finlândia) 231,5 segundos
2. Martin Jullum (Noruega) 299,5 segundos
3. Pinja Mäkinen (Finlândia) 309,5 segundos
4. Martin Fredholm (Suécia) 351,5 segundos
5. Marit Wiksell (Suécia) 361 segundos
6. Lauri Kontkanen (Finlândia) 363 segundos
7. Tomáš Leštínsky (República Checa) 369 segundos
8. Ján Furucz (Eslováquia) 380,5 segundos
9. Dušan Furucz (Eslováquia) 384 segundos
10. Yevhen Hoienko (Ucrânia) 421 segundos
(…)
16. Luís Gonçalves (Portugal) 492,5 segundos
37. Nuno Pires (Portugal) 655 segundos
49. Ricardo Pinto (Portugal) 726 segundos


Resultados completos e demais informação em http://www.woc2014.info/wtoc.php.

[Foto gentilmente cedida por Nuno Pires]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido
  

Sem comentários: