quinta-feira, 31 de julho de 2014

Espanha O-5 Dias: 1300 marcam presença na Montanha Palentina



Os 5 Dias de Espanha aproximam-se a passos largos e, com eles, a maior manifestação de Verão da Peninsula Ibérica, no que à Orientação diz respeito. Com números que ultrapassam largamente o milhar de inscritos, a organização promete qualidade e variedade num evento que se estende de 5 a 10 de Agosto. Entre as muitas novidades, destaque para a segunda edição do Campeonato Ibérico de Orientação de Precisão, a ter lugar na tarde de sábado, 9 de Agosto.

Um total de 1.302 participantes, de 24 nacionalidades, são esperados entre 5 e 10 de Agosto, em Cervera de Pisuerga, para a realização do II Trofeo Internacional de Orientación Diputación de Palencia. A vila de Cervera acolherá turistas e desportistas da Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Finlandia, França, Holanda, Grã-Bretanha, Israel, Itália, Japão, Letónia, Moçambique, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Rússia, Suécia e Suiça, num evento que nasceu aqui bem perto, em Aguilar de Campoo, no ano de 2009.

Organizado pelo Club Orca (Orientación Río Carrión), com o apoio da Fundação Provincial do Desporto e do Município de Cervera de Pisuerga, o evento chamará à Montanha Palentina cerca de 2.000 pessoas, entre participantes e acompanhantes, com um programa que aposta na componente turística como complemento da vertente desportiva. Os 5 Dias de Orientação Diputación de Palencia - Montanha Palentina constarão de cinco etapas (duas de Distância Longa, duas de Distância Média e uma de Sprint), as duas últimas das quais, de Distância Longa e Distância Média, nos dias 9 e 10 de agosto, pontuáveis para a Liga Espanhola. A estas devem acrescentar-se a Corrida da Mulher, em Cervera de Pisuerga (dia 7) e o Campeonato Ibérico de Orientação de Precisão, em Ligüérzana (dia 9).
 Isto sem esquecer as actividades paralelas, que pretendem que os participantes conheçam outras zonas da Montanha Palentina duma forma mais lúdica que a competição propriamente dita: no dia 5 de agosto terá lugar uma prova noturna; no dia 6 uma prova de Estafetas, com partida em massa; no dia 7 realizar-se-á um microsprint; e no dia 9, o chamado O-Móvil, em parelha, ao encontro dos pontos no terreno, de... automóvel. Visitas turísticas, concertos e um banquete, na noite do penúltimo dia, completam o programa duma semana recheada de aliciantes, absolutamente a não perder.

Pontuável para a Taça de Portugal 2014, a etapa de Orientação de Precisão, que atribuirá o título Ibérico 2014 nas Classes Aberta e Paralímpica, tem o seu início agendado para as 16h00 do dia 9 de Agosto, em Ligüerzana. Toño Hernández assina o traçado de percursos duma prova onde, até ao momento, as únicas informações técnicas disponíveis se resumem ao tipo de terreno, com “muito detalhe de relevo e de vegetação e com alguns pontos de longa distância”, ao bom piso e ao reduzido desnível. Entre os 72 inscritos na prova, destaque para os campeões nacionais de Espanha e de Portugal na Classe Aberta, respetivamente Juan Pedro Valente e Joaquim Margarido e para os “internacionais” José António Tamarit, Santiago Pérez, Cláudio Tereso, Nuno Pires e José Laiginha Leal, este último na Classe Paralímpica. Referência ainda para a participação da Campeã de Portugal de TempO, Inês Domingues e para o holandês Mark Heikoop, 5º classificado no Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2012, na Classe Aberta.

Saiba tudo em http://www.o5dias.com/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: