quarta-feira, 30 de julho de 2014

ECTO 2014: Martin Jullum "bisa" na Suécia



Martin Jullum levou de vencida as duas etapas da ronda sueca da Taça da Europa de Orientação de Precisão 2014 (não oficial). Com quatro etapas por disputar, o norueguês está a uma pequeno passo de levar de vencida a segunda edição do certame, sucedendo ao seu compatriota Lars Jakob Waaler.


Com o O-Ringen a celebrar 50 anos de existência, os amantes da Orientação apontaram a direção da Suécia e, provenientes dos quatro cantos do mundo, assentaram arraiais na região de Skåne, no Sul do país, para uma semana de altíssimo nível. Pequena franja no meio dos 22.571 participantes – de acordo com os números avançados pela organização -, os orientistas de precisão fizeram questão de participar na festa especialmente preparada para eles, com os desafios de cinco etapas distribuídos por seis dias e o aliciante extra de duas dessas etapas pontuarem para a segunda edição da Taça da Europa de Orientação de Precisão 2014 (não oficial). Foi assim com 59 atletas, maioritariamente suecos, mas também provenientes da Finlândia, Noruega, Dinamarca, Itália, República Checa, Japão e Hong Kong.

Martin Jullum começou da melhor forma a competição, levando de vencida a etapa inaugural. O norueguês foi o único a fazer o pleno de 20 pontos, deixando a um ponto de distância o finlandês Marko Määttälä e os suecos Tomas Jansson e Karl-Gustaf Däldehög. Pontuável para a Taça da Europa, a segunda etapa foi rijamente disputada, com oito atletas a terminarem com igual número de pontos – 20 (!) -, valendo no desempate a maior rapidez de Martin Jullum, levando a melhor sobre o sueco Martin Fredholm e sobre o norueguês Vetle Ruud Bråten, por 2 e 3 segundos, respetivamente. Na terceira etapa foi possível ver um numeroso conjunto de nove atletas com o mesmo número de respostas certas, entre os quais se incluia Martin Jullum. O sueco Jens Andersson viria a ser o vencedor no desempate ao cronómetro, mas a classificação geral começava a adquirir a definitiva forma, com Jullum destacado na liderança e já com uma “folgada” vantagem de três pontos sobre os seus mais diretos perseguidores, o finlandês Marko Määttälä e os suecos Lennart Wahlgren, Karl-Gustaf Däldehög, Tomas Jansson e Erik Stålnacke.


As contas da Taça da Europa

Ao fazer o pleno de 20 pontos, alcançando assim a vitória na quarta etapa do O-Ringen – a segunda desta ronda da Taça da Europa de Orientação de Precisão 2014 (não oficial) em terras suecas -, Martin Jullum deu, duma vez só, dois passos competitivos importantíssimos. Por um lado, afastou-se ainda mais dos seus diretos adversários, à exceção de Wahlgren, na classificação geral do O-Ringen; e, por outro, alcançou a sua quarta vitória em etapas pontuáveis para a Taça da Europa, ficando assim numa posição privilegiada para chegar à vitória final. Na derradeira etapa o atleta provou que “errar é humano”, concluindo na 16ª posição a dois pontos do vencedor, Lars Jakob Waaler, o grande triunfador na primeira edição da Taça da Europa de Orientação de Precisão (não oficial), levada a cabo em 2013.

Com 236 pontos, Martin Jullum lidera agora a presente edição da Taça da Europa de Orientação de Precisão 2014 (não oficial), tendo atrás de si, à distância de 30 pontos, Martin Fredholm. Quando faltam disputar apenas quatro etapas, o sueco necessita de vencer pelo menos três delas e esperar que Jullum faça, como melhor, um segundo lugar apenas. Matematicamente, é possível ainda a Lars Jakob Waaler repetir a vitória de 2013 na Taça da Europa de Orientação de Precisão. Para tanto, o norueguês terá de vencer “apenas” as quatro etapas que restam. Aliás, no domínio das probabilidades, isto é tão válido para Lars Jakob Waaler como para a finlandesa Pinja Mäkinen, o norueguês Vetle Ruud Bråten ou o ucraniano Vitaliy Kyrychenko. No próximo dia 20 de Setembro, em Silkeborg, Dinamarca, muitas destas dúvidas – ou todas! - poderão ficar já desfeitas.


Resultados
Taça da Europa de Orientação de Precisão (não oficial)

7ª Etapa (07.21)

1. Martin Jullum (Noruega) 20 pontos, 6 segundos
2. Martin Fredholm (Suécia) 20 pontos, 8 segundos
3. Vetle Ruud Bråten (Noruega) 20 pontos, 9 segundos
4. Lennart Wahlgren (Suécia) 20 pontos, 11 segundos
5. Stig Gerdtman (Suécia) 20 pontos, 11 segundos
6. Christian Tingström (Suécia) 20 pontos, 12 segundos

8ª Etapa (07.24)

1. Martin Jullum (Noruega) 20 pontos, 4 segundos
1. Vetle Ruud Bråten (Noruega) 20 pontos, 4 segundos
3. Martin Fredholm (Suécia) 20 pontos, 8 segundos
4. Jens Andersson (Suécia) 20 pontos, 9 segundos
5. Lennart Wahlgren (Suécia) 20 pontos, 13 segundos
5. Stig Gerdtman (Suécia) 20 pontos, 13 segundos

Classificação Geral

1. Martin Jullum (Noruega) 236 pontos
2. Martin Fredholm (Suécia) 206 pontos
3. Lars Jakob Waaler (Noruega) 135 pontos
4. Marit Wiksell (Suécia) 109 pontos
5. Janis Rukšans (Letónia) 98 pontos
6. Erik Lundkvist (Suécia) 95 pontos
7. Anton Puhovkin (Ucrânia) 92 pontos
8. Vetle Ruud Bråten (Noruega) 86 pontos
9. Widar Taxth Løland (Noruega) 84 pontos
10. Lennart Wahlgren (Suécia) 83 pontos

Consulte AQUI os resultados finais do O-Ringen e veja em http://orienteering.org/wp-content/uploads/2014/07/ECTO-2014-standings.pdf a tabela classificativa atualizada da Taça da Europa de Orientação de Precisão 2014 (não oficial).


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: