terça-feira, 1 de julho de 2014

3 Dias da Letónia: Martin Fredholm vence TrailO



Um triunfo e um segundo lugar nos dois dias de competição deram a Martin Fredholm a vitória na prova de TrailO dos 3 Dias da Letónia, evento que decorreu entre os passados dias 27 e 29 de Junho, em Tukums. Na outra etapa saiu vitorioso o ucraniano Vitaliy Kyrychenko, enquanto Guntars Mankus conquistou o título de Campeão Nacional do seu país.


Orientação Pedestre, Orientação em BTT e Orientação de Precisão foram os pratos fortes de mais uma edição – a 28ª (!) - da grande festa da Orientação na Letónia e que dá pelo nome de "Orientēšanās Trīsdienas", que o mesmo é dizer "3 Dias de Orientação". Com Zita Ruksane como Diretora do Evento, a competição de TrailO integrou as 5ª e 6ª etapas da II Taça da Europa de Orientação de Precisão (não oficial), contando com a participação de 63 atletas de nove países no escalão de Elite e ainda 16 atletas na Classe B.

Numa primeira etapa com quatro pontos de controlo anulados, o sueco Martin Fredholm foi o grande vencedor com um resultado de 17 pontos em 19 possíveis (25 segundos de tempo total gasto nos pontos cronometrados). Igualmente com 17 pontos mas com mais 61 segundos e 91 segundos nos pontos cronometrados, classificaram-se respetivamente o estoniano Aleksei Laisev e o letão Raivis Reinsons. A segunda etapa teve no ucraniano Vitaliy Kyrychenko o grande vencedor com um total de 23 pontos em 24 possíveis, enquanto nas posições imediatas, com menos um ponto, classificaram-se por esta ordem Martin Fredholm (91 segundos), o letão Guntars Mankus (104 segundos), o britânico Nick Barrable (178 segundos), o sueco Erik Lundkvist (212 segundos) e o ucraniano Yevgeny Hoienko (243 segundos). Com estes resultados, Martin Fredholm foi o grande vencedor no conjunto dos dois dias com um total de 39 pontos, mais dois que Guntars Makus e Vitaliy Kyrychenko, respetivamente segundo e terceiro classificados.


Martin Jullum mantém liderança da Taça da Europa

Contas feitas à Taça do Mundo de Orientação de Precisão 2014 (não oficial), o norueguês Martin Jullum mantém a liderança com 158 pontos, mas viu Martin Fredholm aproximar-se perigosamente, fixando-se na segunda posição a 13 pontos da liderança. O norueguês Lars Jakob Waaler teve na Letónia desempenhos abaixo daquilo que sabe e pode e, daí, ter caído para o terceiro lugar com 123 pontos. O letão Janis Ruksans mantém o quarto lugar, agora com 97 pontos, mais cinco que o ucraniano Anton Puhovkin. Aleksei Laisev protagonizou uma subida estrondosa, contabilizando nesta dupla jornada um total de 54 pontos e passando do 31º lugar para a 7ª posição.

Refira-se ainda que os 3 Dias da Letónia integraram uma prova de TempO, a qual teve como vencedor Janis Ruksans, com 454 segundos. A segunda posição coube a Lars Jakob Waaler com mais 9 segundos enquanto Erik Lundkvist concluiu na 3ª posição com 485 pontos. Finalmente, uma nota para assinalar o pódio dos Campeonatos Nacionais da Letónia 2014 e que ficou assim preenchido: Guntars Mankus foi o grande vencedor com 37 pontos, ao passo que o segundo lugar coube a Raivis Reinsons, com 34 pontos. A quatro pontos do vencedor, na terceira posição, classificou-se Jānis Rukšāns.


Ranking (após a 6ª etapa)
Taça da Europa de Orientação de Precisão (não oficial)

1. Martin Jullum (Noruega) 158 pontos
2. Martin Fredholm (Suécia) 145 pontos
3. Lars Jakob Waaler (Noruega) 125 pontos
4. Janis Ruksans (Letónia) 98 pontos
5. Anton Puhovkin (Ucrânia) 92 pontos
6. Widar Taxth Løland (Noruega) 84 pontos
7. Erik Lundkvist (Suécia) 78 pontos
8. Aleksei Laisev (Estónia) 77 pontos
9. Mykola Opanasenko (Ucrânia) 74 pontos
10. Yevgeny Hoienko (Ucrânia) 73 pontos

Mais informações em http://2014.kapa.lv/en/trailo/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: