terça-feira, 17 de junho de 2014

Troféu de Orientação Conquista do Castelo: Penedono recebe Nacionais de Sprint e de Distância Longa


O Clube de Orientação de Viseu – Natura e o Município de Penedono dão as mãos, preparando da melhor forma um dos momentos fulcrais da presente temporada de Orientação Pedestre. Numa região vincada pelos fundos traços da nossa história, os Campeonatos Nacionais de Distância Longa e de Sprint prometem espetacularidade e emoção. Nos dias 21 e 22 de junho os melhores atletas nacionais lutarão pelo respetivos títulos numa região privilegiada para a prática da modalidade.


Outrora designada “Pena do Dono”, Penedono é considerada, muito justamente, uma das mais belas vilas de Portugal. Localizada no interior do País, ali onde a Beira roça os socalcos da Região Demarcada do Douro, a vila medieval de Penedono abarca uma paisagem de contrastes fortes e impressivos. Dominado pelo austero Castelo, singular na sua forma triangular, o concelho é todo ele um prodígio da natureza, com a casas e os solares talhados no granito, rivalizando em beleza com as serranias em redor.

É neste ambiente, majestático e único, que o Clube de Orientação de Viseu – Natura leva a cabo, nos próximos dias 21 e 22 de Junho, o Troféu de Orientação “Conquista do Castelo” e, simultaneamente, os Campeonatos Nacionais de Sprint e de Distância Longa 2014. Para sábado está agendada a disputa dos títulos nacionais na vertente de Sprint, os quais se estenderão por duas mangas: uma na bela zona histórica de Penedono e outra, não menos espetacular, na freguesia da Beselga. No domingo terá lugar a etapa que apurará os Campeões Nacionais de Distância Longa, em terrenos próximos de Penedono. Todas as provas serão realizadas em mapas nunca dantes navegados, com a excelência da cartografia de Tiago Aires e Raquel Costa. Com Direção Geral de Sérgio Aguiar e Direção Técnica de João Moura e Rui Martins, o evento conta com Supervisão nacional de Jacinto Costa.


Excelentes duelos em perspetiva

Entre os 14 e os 75 anos ou mais, serão em número de 25 os escalões onde estarão em disputa os títulos nacionais em ambas as vertentes. O número de inscritos situa-se em torno das três centenas e meia de atletas, números que seguem em linha com aquilo que se tem verificado ao longo da temporada em etapas pontuáveis para a Taça de Portugal. João Mega Figueiredo (CN Alvito) defende aqui o título nacional de Sprint conquistado em Buarcos, em finais de Abril de 2013 e é ele o grande favorito à vitória final. Mas os “mundialistas” Tiago Gingão Leal (GD4C) e Tiago Romão e Pedro Nogueira (ambos da ADFA) tudo farão para contrariar esta tendência. No setor feminino, Vera Alvarez (CPOC) está a caminho da boa forma, mas não vai ser fácil renovar o título nacional ante uma Maria Sá (GD4C), de quem se pode esperar sempre o melhor, e uma Mariana Moreira (CPOC) que se tem mostrado imbatível nas provas mais recentes e segue destacada na liderança do ranking nacional.

Quanto ao título de Distância Longa, ele é pertença de Manuel Horta (GafanhOri) no setor masculino e a luta adivinha-se titânica, de novo com Tiago Romão a ser um dos maiores candidatos à vitória final. No setor feminino, Maria Sá abdicou de defender o título nacional, pelo que Mariana Moreira reúne a maior dose de favoritismo, ante a natural oposição de Vera Alvarez e Patrícia Casalinho (COC).


Um grande desafio”

Bem vivas na memória as fabulosas imagens dos Campeonatos do Mediterrâneo que o clube, em parceria com o Ori-Estarreja, levou a cabo em Satão e Aguiar da Beira no passado mês de Fevereiro, Sérgio Aguiar, Diretor do Evento, considera a organização dos Campeonatos Nacionais de Sprint e de Distância Longa 2014 “um prazer”. Com uma bitola qualitativa elevada a expoentes da máxima grandeza, este é “um concelho com excelentes terrenos dos quais resultam mapas de excelência que desafiam todos os atletas à participação e que vêm de encontro ao que já nos têm habituado nas terras da Beira”, refere aquele responsável. Juntando a isto o bem receber das gentes beirãs, a disponibilidade e simpatia desta organização e um manacial inesgotável de belezas naturais, Sérgio Aguiar não tem dúvidas em prometer “um fim de semana diferente, com a certeza de que vos espera um grande desafio.”



Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: