terça-feira, 24 de junho de 2014

OSK Falco - Takas 2014: Martin Jullum e Lars Jakob Waaler repartem vitórias



O norueguês Martin Jullum reforçou a liderança da Taça da Europa de Orientação de Precisão 2014 (não oficial), depois de uma vitória e um terceiro lugar alcançados no passado fim de semana nos arredores da cidade lituana de Ignalina. A outra etapa teve como vencedor Lars Jakob Waaler, que assim segue no encalço do seu compatriota.


Com a disputa das terceira e quarta etapas, prosseguiu no passado fim de semana, na Lituânia, a segunda edição da Taça da Europa de Orientação de Precisão 2014 (não oficial). Organizado pelo OSK Falco, o evento teve lugar no idílico espaço do Parque Nacional de Aukstaitija, no leste do País, junto à fronteira com a Bielorússia, contando com a presença de 35 atletas – 9 dos quais Paralímpicos – em representação de oito países.

Marcada por um ponto de controlo anulado e uma resposta alterada na sequência dos protestos apresentados após o final, a primeira etapa viu o norueguês Martin Jullum fazer um percurso quase perfeito, garantindo a vitória com 25 pontos em 27 possíveis. Numa prova onde os três lugares imediatos foram ocupados por atletas ucranianos, um dos aspetos mais relevantes prendeu-se com a grande discrepância em termos de resultados, com a sexta classificada, a finlandesa Anna Jacobson, a distantes cinco pontos do vencedor.

Apenas 13º classificado na etapa anterior, o norueguês Lars Jakob Waaler venceu o segundo dia de provas, alcançando um resultado de 21 pontos em 23 possíveis. Com menos um ponto que o vencedor, classificaram-se por esta ordem o letão Janis Ruksans, os noruegueses Martin Jullum e Widar Taxth Løland e o ucraniano Mykola Opanasenko. Disputadas que estão quatro etapas, Martin Jullum segue destacado na liderança da Taça da Europa de Orientação de Precisão 2014 (não oficial) com um total de 158 pontos, seguido do vencedor em 2013, o seu compatriota Lars Jakob Waaler, com 101 pontos. A sueca Marit Wiksell conserva a terceira posição com 69 pontos, os mesmos que o letão Janis Ruksans. Para consulta de resultados completos e demais informações, aceda a https://www.facebook.com/OSKFalco.


Ranking (após a 4ª etapa)
Taça da Europa de Orientação de Precisão (não oficial)


1. Martin Jullum (Noruega) 158 pontos
2. Lars Jakob Waaler (Noruega) 101 pontos
3. Marit Wiksell (Suécia) 69 pontos
3. Janis Ruksans (Letónia) 69 pontos
5. Anna Jacobson (Finlândia) 66 pontos
6. Mykola Opanasenko (Ucrânia) 58 pontos
7. Lauri Kontkanen (Finlândia) 56 pontos
8. Martin Fredholm (Suécia) 53 pontos
9. Anton Puhovkin (Ucrânia) 52 pontos
10. Pinja Mäkinen (Finlândia) 51 pontos

A Taça da Europa de Orientação de Precisão 2014 (não oficial) prossegue já no próximo fim de semana com a disputa em Tukums, na Letónia, das quinta e sexta etapas [AQUI].


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: