quarta-feira, 25 de junho de 2014

EYOC 2014: Tudo a postos!



A partir de hoje e até ao próximo sábado decorre em Strumica, no sudeste da Macedónia, uma nova edição do Campeonato da Europa de Jovens de Orientação Pedestre EYOC 2014. Mais de 400 atletas participam no evento, cujo programa oficial arranca com o Model Event e vai terminar no próximo sábado com a prova de Estafetas.


Depois de Portugal, em Outubro passado, o Campeonato da Europa de Jovens de Orientação Pedestre EYOC 2014 ruma à Macedónia e à cidade de Strumica para a realização da sua 14ª edição. Uma edição que traz, desde já, uma excelente novidade, a do número de países participantes que ascende aos 34 e é o maior registado até hoje. Ao todo serão mais de 400 os atletas masculinos e femininos que, em quatro escalões (Homens 16/Damas16 e Homens18/Damas18), lutarão pelos títulos europeus de Sprint, Distância Longa e Estafetas.

Composta por onze atletas, a comitiva portuguesa encontra-se na Macedónia desde a passada sexta-feira, levando consigo na bagagem largas e fundadas esperanças nos melhores resultados. António Ferreira, João Bernardino, João Casal e Ricardo Esteves (H16), Beatriz Sanguino (D16), Beatriz Moreira e Catarina Reis (D18) e Daniel Catarino, João Novo, André Esteves e Bernardo Pereira (H18) são os elementos que compõem uma seleção capitaneada por Hélder Ferreira e Norman Jones. Num conjunto que, embora mais reduzido, não difere enormemente daquele que esteve presente em Peniche, Óbidos e Caldas da Rainha, Catarina Reis passa por ser a “caloira” nestas andanças enquanto, no campo oposto, Beatriz Moreira cumpre na Macedónia a sua quarta participação no EYOC.

“Tudo a postos para o EYOC 2014” são as palavras de Toni Kostov, Diretor do Evento, inscritas na Nota de Imprensa divulgada ontem [AQUI]. Um documento onde se realça o apoio do Município de Strumica e da Agência Nacional para a Juventude e Desporto da Macedónia, que não esquece os 150 voluntários de sete países que “ajudarão a fazer deste EYOC um evento perfeito para todos”. Uma última referência para o facto de, a par com o Campeonato da Europa de Jovens de Orientação Pedestre, se realizar o Strumica Open, um evento de quatro dias com cinco provas, uma das quais pontuável para o ranking da Federação Internacional de Orientação, e que contará com a presença de 400 participantes de 20 países.

Tudo para acompanhar em http://eyoc2014.mk/ ou aqui, no seu Orientovar.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: