segunda-feira, 2 de junho de 2014

Duas ou três coisas que eu sei dela...




1. Está disponível para download gratuito a sétima edição da Plural & Singular, revista trimestral dedicada à temática da Deficiência. Ao longo de 133 páginas ricamente desenhadas, o leitor encontrará os mais variados assuntos que marcam a atualidade daqueles que vivem e sentem esta problemática, com base nos trabalhos de Catarina de Castro Abreu, Paula Fernandes Teixeira, Sofia Pires e Rita Machado. Festivais de música para todos os gostos, assistentes técnicos desportivos, basquetebol em cadeira de rodas ou o Plano de Acessibilidade Pedonal da Câmara Municipal de Lisboa são os temas de fundo desta edição. Mas há muito mais, dos artigos técnicos e de opinião ao Eco-canyoning, da Vela Solidária às belíssimas fotos de Marta Ferreira e à... Orientação de Precisão. Com efeito, a nossa mais jovem disciplina volta a ser notícia, com os Campeonatos da Europa ETOC 2014 a servirem de pretexto. São quatro páginas de grande impacto visual e com informação detalhada, que traçam a gesta heróica de dez portugueses nos Europeus de Palmela. Para ler e saber mais em http://issuu.com/pluralesingular/docs/plural_singular_06_9ca090ebd6e072.


2. Com a presença de 433 participantes, disputaram-se este fim de semana em Cantanhede os Campeonatos Nacionais de Distância Média e de Estafetas 2014. Numa organização com a assinatura do Clube de Orientação de Estarreja, a competição de Distância Média viu Tiago Romão (ADFA) e Mariana Moreira (CPOC) vencerem por margem apertada os escalões de Elite masculina e feminina, relegando para a segunda posição os Campeões Nacionais da época transacta, Manuel Horta (GafanhOri) e Vera Alvarez (CPOC), respetivamente. Tiago Romão voltou a subir ao lugar mais alto do pódio no derradeiro dia, celebrando com os seus companheiros da ADFA, Paulo Santos e Pedro Nogueira, a reconquista do título nacional de Estafetas no escalão sénior masculino, o mesmo sucedendo com Mariana Moreira que, juntamente com a sua irmã Beatriz e com Vera Alvarez, renovaram ao serviço do CPOC o título nacional de Estafetas no escalão sénior feminino. Resultados completos em http://cndme2014.ori-estarreja.pt/.


3. Após a disputa da ronda inaugural da Taça do Mundo que abriu a temporada de Orientação em BTT 2014, encontra-se publicado e devidamente atualizado o ranking da IOF desta disciplina. No setor masculino, o russo Anton Foliforov lidera com um total de 5847 pontos, tendo a apenas 20 pontos de diferença o finlandês Jussi Laurila, no segundo lugar. O segundo lugar de Davide Machado na segunda etapa da Taça do Mundo permitiu-lhe subir nove posições no ranking, ocupando agora o 17º lugar com 5492 pontos. João Ferreira é o segundo melhor português, ocupando o 54º lugar com 4073 pontos. Nas senhoras, a finlandesa Marika Hara e a sueca Cecilia Thomasson ocupam por esta ordem os dois primeiros lugares, registando a líder um total de 5900 pontos contra os 5836 da atleta sueca. Susana Pontes surge no 70º lugar do ranking com 2596 pontos, sendo a única atleta portuguesa a integrar o top-100 mundial. Também o ranking da Taça do Mundo 2014 se encontra já atualizado, com os finlandeses Pekka Niemi e Marika Hara a liderarem, respetivamente, os setores masculino e feminino. Davide Machado ocupa um fantástico terceiro lugar, a 17 pontos da liderança. Os rankings podem ser consultados em http://iofranking.osport.ee/iofranking/.


4. A Comissão de Tecnologias de Informação da Federação Internacional de Orientação acaba de atualizar a sua base de dados referente ao software mais comumente usado. Software de análise, mapas, traçado de percursos, administração de eventos, treinos e jogos, de tudo um pouco se pode encontrar na página da Federação Internacional de Orientação, no separador “Software for Orienteering”, em http://orienteering.org/software-for-orienteering/.


5. O 14 de Maio foi um dia histórico no processo de introdução e desenvolvimento da Orientação em Marrocos, levado a cabo pela Federação Espanhola de Orientação. Com efeito, teve lugar em Larache, cidade portuária do noroeste daquele país africano, uma primeira atividade escolar que envolveu todos os centros escolares. Mais de 250 crianças, dos 12 aos 16 anos, participaram na explicação teórica que decorreu no Centro Espanhol de Larache e, depois, na atividade prática que se desenrolou nos pátios e instalações do mesmo. No dia seguinte, os Bosques da Hípica de Larache foram o palco escolhido para o desenvolvimento de nova atividade, desta feita envolvendo cerca de duas centenas de crianças de seis centros de ensino, agrupadas em mais de 60 equipas de 3 a 5 atletas. Esta atividade teve a colaboração solidária dos alunos do IFP de Motril. “Para mim foi um dia muito feliz e de reconhecimento, após quase dois anos de trabalho neste projeto, e quero partilhá-lo com todos aqueles que, dia após dia, me ajudam a consegui-lo”, referiu José Samper, Diretor Técnico da FEDO e grande mentor deste notável trabalho.


6. Projeto da Fundación Mozambique Sur, “A Orientação como Veículo de Desenvolvimento no Sul de Moçambique” é um dos cinco finalistas do IX Prémio Internacional à Solidariedade no Desporto, iniciativa da Associación Deporte, Cultura y Desarrollo – www.deporteydesarrollo.org. Outorgado desde 2005, o Prémio tem como finalidade “reconhecer e galardoar, em qualquer parte do mundo, o trabalho das pessoas ou entidades que no desporto, através do desporto ou utilizando o desporto como um meio mais na sua missão de solidariedade, levem a cabo uma ação eficaz que alivie o sofrimento alheio.” Recorde-se que o projeto da Fundación Mozambique Sur tem contado com o apoio inestimável da Federação Espanhola de Orientação, graças sobretudo ao trabalho incansável de José Samper, seu Diretor Técnico, desenvolvido junto dos alunos da Escola Casa do Gaiato, de Maputo, num total de 152 crianças. O projeto vencedor será anunciado no próximo dia 5 de Junho, numa Gala que terá lugar pelas 19h00 no Auditório do Palácio de Cibeles, em Madrid. O texto da candidatura da Fundación Mozambique Sur pode ser consultado em http://www.deporteydesarrollo.org/pdf/premios-2014-solidaridad-fundacion-mozambique-sur.pdf.


7. O COC - Clube de Orientação do Centro, com o apoio do Ginásio Clube Figueirense através da cedência do mapa da Lagoa da Vela, irá realizar no dia 14 de Junho, no Parque da Lagoa da Vela, uma etapa de Orientação de Precisão com a disputa da segunda edição do Campeonato Nacional de Orientação de Precisão. Concomitantemente esta será a 5ª etapa pontuável para a Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2014. Disputada nas classes Aberta e Paralímpica, individualmente, e integrando pela primeira vez a competição por Equipas, o Campeonato Nacional de Orientação de Precisão 2014 desenrola-se num percurso de 1100 metros, para 16 pontos de controlo (mais um ponto cronometrado) e um tempo limite de 90 minutos, tanto na Classe Aberta como na Paralímpica. O evento tem Direção e Traçado de Percursos de Carlos do Vale e Supervisão FPO de António Amador. Refira-se ainda que, no fecho do prazo de inscrições sem agravamento, o número de atletas inscritos ascende já aos 34. Mais informações em http://www.coc.pt/eventos/14jun2014/.


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: