sábado, 21 de junho de 2014

Campeonato Nacional de Sprint 2014: Tiago Romão, Miguel Silva e Mariana Moreira seguem na frente



Tiago Romão e Miguel Silva, em Homens Elite e Mariana Moreira, em Damas Elite, foram os vencedores da primeira manga do Campeonato Nacional de Sprint 2014, disputado esta manhã na Beselga. Tudo ficará decidido dentro de um par de horas, na vila histórica de Penedono, onde serão jogadas as decisivas cartadas.


Três centenas e meia de atletas disputaram esta manhã na localidade de Beselga, concelho de Penedono, a primeira manga do Campeonato Nacional de Sprint 2014. Integrada no Troféu de Orientação Conquista do Castelo, a prova é organizada conjuntamente pelo Clube de Orientação de Viseu – Natura e pelo município de Penedono, tendo oferecido percursos deveras desafiantes - em mapas novos com trabalho de campo e desenho de Tiago Aires e Raquel Costa -, tirando o maior partido da intricada malha urbana da simpática aldeia onde teve lugar a prova.

No escalão de Homens Elite, Tiago Romão (ADFA) voltou a afirmar o seu excelente momento, recuperando duma primeira parte menos conseguida para chegar ao final com o melhor tempo, ex-aequo com Miguel Silva (CPOC), e que foi de 13:35 para 3,2 km de prova. “Cometi alguns erros e fui muito bem apanhado nalgumas artimanhas”, começou por referir Romão, justificando dessa forma os momentos menos bons. De resto, o atleta considera que “o percurso está muito bem traçado, é preciso antecipar sempre mas essa é uma tarefa extremamente difícil uma vez que é necessário estar focado constantemente na navegação”, deixando implícitos os parabéns ao excelente trabalho de Rui Martins, o traçador dos percursos. “Parto bem posicionado para a etapa da tarde, mas parto com o mesmo pensamento com que parti para esta primeira manga e que é fazer o meu melhor e no final logo veremos qual é o resultado”, foram as suas últimas palavras. Refira-se que Manuel Horta (GafanhOri) está igualmente na luta pelo título nacional, a apenas oito segundos da liderança, enquanto o campeão nacional em título, João Mega Figueiredo (CN Alvito) não tem a vida nada facilitada esta tarde, depois de ter alcançado “apenas” o sexto melhor tempo, a 52 segundos dos líderes.

Já em Damas Elite, Mariana Moreira (CPOC) confirmou em absoluto o favoritismo que lhe era atribuído, partindo para a “segunda parte do jogo” com uma vantagem de 44 segundos sobre a “ginasista” Stepanka Betkova, uma atleta que devido à nacionalidade checa não entra nas "contas" dos Nacionais. Patrícia Casalinho, a segunda melhor portuguesa, encontra-se a distantes 1:25 do titulo. Mariana Moreira, que gastou 15:17 para cumprir os 2,9 km do seu percurso, afirmaria no final: “Falhei logo no primeiro ponto e, mais tarde, perdi também algum tempo à saída do ponto cinco, mas o resto da prova foi bom e gostei muito.” Referindo-se ao percurso e à organização, a atleta considera ter sido “dos percursos mais desafiantes que tenho feito nestes últimos tempos”. De tarde se verá até que ponto Mariana Moreira será capaz de gerir a vantagem e juntar aos títulos nacionais de Distância Média e de Estafetas, alcançados em Cantanhede há três semanas, também o título nacional de Sprint da presente temporada.


Resultados

Homens Elite
1º Tiago Romão (ADFA) 13:35
1º Miguel Silva (CPOC) 13:35
3º Manuel Horta (GafanhOri) 13:43
4º Tiago Gingão Leal (GD4C) 14:00
5º Pedro Nogueira (ADFA) 14:17
6º João Mega Figueiredo (CN Alvito) 14:27

Damas Elite
1º Mariana Moreira (CPOC) 15:17
2º Stepanka Betkova (Ginásio CF) 16:01
3º Patrícia Casalinho (COC) 16:42
4º Maria Sá (GD4C) 18:37
5º Liliana Oliveira (GD4C) 18:51
6º Albertina Sá (ADFA) 22:26



Saudações orientistas.


Joaquim Margarido

Sem comentários: