quinta-feira, 8 de maio de 2014

WTOC 2014: Divulgados critérios de qualificação



Acabam de ser divulgados os critérios de qualificação para o Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão 2014, que decorrerão em Lavarone (Itália), de 6 a 11 de Julho próximos. Agora é apontar na agenda o dia 31 de Maio e... treinar!


O Campeonato da Europa de Orientação de Precisão terá lugar em Itália, em Lavarone, ente os dias 6 e 11 de Julho de 2014, tendo a Federação Portuguesa de Orientação, através da sua Comissão Técnica de Orientação de Precisão, definido apenas uma competição que servirá de base à convocatória dos atletas, a saber: Dunas TrailO (31 maio, Cantanhede). Esta competição é pontuável para a Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2014 e integrará, pela primeira vez na hist´roia da disciplina em Portugal, o Campeonato Nacional de TempO.

A competição é aberta a todos os atletas Federados, independentemente do seu grau de experiência na Orientação de Precisão. A convocatória será elaborada a partir dum ranking baseado no cálculo da média ponderada dos pontos obtidos por cada atleta nas provas de PreO e TempO. Apesar de as provas serem independentes, só farão parte da lista final de ordenação para o critério do WTOC 2014 os atletas que participarem e pontuarem em ambas as competições. O ranking será calculado a partir da classificação final de cada uma das competições, retirando todos os atletas que participem apenas numa delas.


Cálculo de rankings

Na competição de PreO, o ranking em cada uma das Classes (Aberta e Paralímpica) será elaborado com base no cálculo dos pontos obtidos até às duas casas decimais, de acordo com a fórmula definida no Artº 72º do Regulamento de Competições 2014. Na competição de TempO, o ranking será elaborado com base no cálculo dos pontos obtidos até às duas casas decimais, de acordo com a fórmula usada na Orientação Pedestre. Apesar da competição de TempO não prever a separação entre Classe Aberta e Classe Paralímpica, apenas para efeito de critério de qualificação será mantida essa distinção, com pontuações independentes em cada uma das Classes (atribuição de 100 pontos ao vencedor da Classe Aberta e da Classe Paralímpica).

Os pontos apurados na competição de PreO serão multiplicados por dois e somados aos pontos apurados na competição de TempO. A pontuação final de cada atleta será apurada dividindo por três a soma das parcelas anteriores. O número de Atletas convocados será de um na Classe Paralímpica e um na Classe Aberta.

Para qualquer esclarecimento, contactar a Comissão Técnica Nacional de Orientação de Precisão através do e-mail margarido61@gmail.com (Joaquim Margarido).


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: