domingo, 18 de maio de 2014

Taça do Mundo de Orientação em BTT 2014: Triunfo da Finlândia na Estafeta Mista



Sem surpresas, a Finlândia fechou da melhor forma a sua participação na ronda inaugural da Taça do Mundo de Orientação em BTT 2014. No derradeiro dia de competição, Marika Hara, Jussi Laurila e Pekka Niemi levaram de vencida a prova de Estafeta Mista, relegando para a segunda posição uma sensacional França.


Com a disputa da prova de Estafeta Mista, chegou ao fim esta manhã a ronda inaugural da Taça do Mundo de Orientação em BTT 2014. A prova teve lugar em Gurre Vang / Krogenberg, North Zealand (Dinamarca), contando na linha de partida com a participação de 33 equipas de 13 países. A aposta da maioria das equipas principais recaiu em “jogar” o seu elemento feminino no primeiro percurso, deixando para os derradeiros percursos os elementos masculinos. E foi assim que vimos, logo de início, a Finlândia a angariar confortável vantagem, graças a uma excelente prestação de Marika Hara.

Com a Suécia e a Rússia num primeiro grupo perseguidor e, um pouco mais atrás, França, República Checa e Itália no encalço, a Finlândia, por intermédio de Jussi Laurila, soube controlar de forma superior a prova, perdendo apenas 15 segundos para o francês Cédric Beill a quem pertenceu o tempo mais rápido no percurso intermédio. A França voltou a estar em foco no derradeiro percurso, com Baptiste Fuchs a fazer o segundo melhor tempo e a ganhar 1:26 a Pekka Niemi, ainda assim insuficientes para anular a desvantagem que, no final, se cifrou em 1:24 para a turma finlandesa. A terceira posição coube à República Checa, com Jiri Hradil a conseguir uma excelente prestação e a terminar a 2:21 dos vencedores.


Resultados

1. Finlândia (M. Hara, J. Laurila, P. Niemi) 2:03:45
2. França (G. Barlet, C. Beill, B. Fuchs) 2:05:09 (+ 1:24)
3. República Checa (R. Paulickova, J. Svoboda, J. Hradil) 2:06:06 (+ 2:21)
4. Russia (S. Poverina, R. Gritsan, A. Foliforov) 2:07:10 (+ 3:25)
5. Itália (L. Scaravonati, G. Origgi, L. Dallavalle) 2:07:30 (+ 3:45)

Mais informações na página do evento, em http://okoest.dk/wc2014/.

[Foto: Suomen Suunnistusliitto / facebook.com/suunnistusliitto]


Saudações orientistas.

Joaquim Margarido
  

Sem comentários: